Ícone do site Anápolis Informa

Vereadores pedem afastamento de Maurão

(Foto: Divulgação/ Câmara)

O triste episódio envolvendo o vereador Maurão do INSS, que chegou a ser levado para a sede da Polícia Federal no último sábado, 07/11, flagrado com panfletos apócrifos contra os vereadores Jackson Charles e Domingos do Cedro, continuou repercutindo fortemente na sessão ordinária da Câmara nesta segunda, 09/11;

Jackson Charles e Domingos do Cedro protocolatam um requerimento solicitando o afastamento do vereador Mauro Severiano, e que o caso seja levado ao Conselho de Ética. Dominguinhos pediu também seu afastamento do conselho de Ética, que é presidido pelo vereador Pedro Mariano (DEM). Paula também solicitou ao PSC, partido de Maurão, que tome providências em relação ao fato.

Domingos Paula

O vereador Domingos Paula (PV) disse em pronunciamento na sessão desta segunda que a cidade não suporta esse tipo de jogo sujo, criminoso, de fazer fake news”. ,Paula citou a palavra “criminoso”, diversas vezes para se referir ao colega de parlamento, observando, entretanto, não entender qual seria a motivação da prática “criminosa”, pois estaria afetando a candidatura majoritária de Roberto Naves (PP) à Prefeitura.

Jackson Charles

Em seu pronunciamento, Jackson Charles foi ainda mais ácido. Disse que que ficou “possesso” e chegou a temer em fazer algo ruim, mas teve o apoio da família, principalmette a mãe, com quase 90 anos de idade. Charles disse que a participação de Maurão foi como uma “punhalada”, ao saber que o ato “covarde” praticado contra ele e Domingos Paula tenha partido de um membro da Casa, “sem apresentar qualquer motivação”.

“Esse vagabundo atingiu a mim e a minha família”, finalizou Jakson Charles, pedindo que haja uma tomada de sobre o ato praticado por Mauro Severiano, que considera “gravíssimo”. Durante a sessão chegou uma nota oficial do presidente do PSC, Idelci Madureira, lida pelo vereador e líder do partido, Wederson Lopes. A nota não apontou qual atitude será tomada em relação ao vereador Mauro Severiano, mas deixou claro que a legenda não orienta esta tipo de prática, “conflitante com os seus ideais e princípios”.

O caso

Através de uma denúncia, a Polícia Militar foi informada de que um veículo Ford Ecosport estaria despejando material apócrifo na região do Bairro de Lourdes. Com a placa do veículo, a PM foi até um endereço no setor Cidade Jardim e lá encontraram o veículo e uma reunião com dezenas de pessoas. Na residência, o vereador Mauro José Severiano, do PSC, também conhecido como Maurão do INPS, que é candidato à reeleição. A equipe policial procedeu a busca veicular e encontrou material no interior do mesmo, conforme descrito pela denúncia e com possíveis mensagens difamatórias contra outros dois vereadores que concorrem à reeleição. A informação é que o material fazia referência aos vereadores Domingos Paula (PV), também conhecido como Dominguinhos do Cedro e Jakson Charles (PSB).

Consta que os PMs foram orientados a conduzir Maurão até a sede da Delegacia da Polícia Federal, que tem a prerrogativa de investigar crimes eleitorais. O vereador não foi colocado em viatura. Ele foi no próprio veículo e lá permaneceu durante um bom tempo, do final da tarde ao início da noite do último sábado, 07/11. O delegado de plantão, Geraldo André Scarpellini Vieira lavrou o auto de apresentação e apreensão nº 038/2020. O caso foi remetido à Justiça. O parlamentar e candidato à reeleição poderá incorrer no artigo 323 do Código Eleitoral e no artigo 268 do Código Penal. Mauro Severiano ainda não deu declarações sobre o fato ocorrido envolvendo o seu nome.

* Com informações do jornal O Contexto

Acesse este link para entrar em nosso grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EkR902LV0KS3TzTEMeox49

Sair da versão mobile