“VAIDADE OU PROPÓSITO? O SIGNIFICADO DAS ESTAÇÕES DA NOSSA VIDA”

Esse Devocional se baseia no Capítulo 3 de Eclesiastes que a palavra do nosso Deus diz:

  • 1 Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu:
  • 2 Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,
  • 3 tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir,
  • 4 tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,
  • 5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter,
  • 6 tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora,
  • 7 tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,
  • 8 tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.

Quando lemos o livro de Eclesiastes, vamos ler uma palavra varias vezes sendo ela “Vaidade” que aparece 33 vezes no livro, mas quando vamos estudamos a sua origem, notamos um significado ainda mais belo e expressivo.

“hebel” significando, vapor, fôlego, em vão.

É em Eclesiastes 3 que temos a mais bela contemplação sobre nossos tempos passageiros e mutáveis ​​em contraste com a imutável e eterna plenitude de Deus.

É a combinação dessas duas perspectivas que fornece a âncora para nossas vidas de mudança.

Considere a beleza poética das palavras de abertura deste capítulo: “Para tudo há uma estação, e um tempo para cada propósito debaixo do céu” (3:1).

Essas estações e tempos são então delineados com uma técnica literária que coloca opostos extremos lado a lado como uma forma de incluir todos os elementos que podem estar entre eles. São expressões totalizantes, uma forma de dizer que há um tempo para cada tipo de atividade.

Então as palavras “um tempo para nascer e um tempo para morrer” (3:2) significam não apenas que há um tempo para o começo e o fim da vida, mas também há um tempo para tudo o mais que acontece entre esses momentos decisivos.

Ao dizer que há “um tempo para tudo”, o texto emite um desafio gentil à obsessão do nosso mundo moderno de fazer tudo o tempo todo.

A sensação é que certas estações são apropriadas, alguns ritmos são certos, e a passagem está construindo a ideia de que tudo acontece por causa do seu tempo designado.

Isso fica claro na seção de prosa de Eclesiastes 3. Aqui está o mais profundo e maior dos confortos para nós em nossas vidas em mudança.

O Pregador diz:“ Deus fez tudo belo em seu tempo. Também, ele colocou a eternidade no coração do homem, mas ele não pode descobrir o que Deus fez do começo ao fim” ( Ec 3:11 ) . Observe como este versículo implica que Deus não está preso aos tempos de mudança da maneira que nós estamos: os tempos acontecem conosco, mas Deus acontece aos tempos. Ou seja. Ele é Aquele sendo capaz de fazer cada tempo e evento belo em seu tempo. Nós somos aqueles que não podemos ver o fim desde o começo e descobrir qual é a narrativa coerente, mas Deus pode. Quando algo começa e algo termina, Deus o fez.

Os tempos passam, as estações vêm e vão, somos como a névoa da manhã — mas Deus não apenas vive para sempre, mas todo o eterno é um momento permanente de plenitude perpétua para Deus.

“O homem é como um sopro [ hebel ]; seus dias são como uma sombra passageira” ( Sl. 144:4 ) .

A genialidade de Eclesiastes, no entanto, é colocar nossa brevidade no contexto da eternidade de Deus.

Sua surpresa impressionante é que quanto mais chegamos a um acordo sobre como somos como a névoa da manhã — aqui em um momento e desaparecendo no outro, sussurros falados no vento — mais somos livres para aproveitar a vida pelo bom presente de Deus que ela é. Isso acontece quanto mais ficamos espantados com a constância de Deus. Ele não é como nós. Ele é o Criador e o Juiz de toda à terra:

“Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau” ( Ec 12:14 ) .

Crentes maduros não são levados de um lado para o outro pelos eventos mundiais;em vez disso, nos vemos apenas como habitantes temporais do mundo que sabem que cada momento, cada ato, cada injustiça, cada maldade e cada ato de retidão também terá seu dia no tribunal.

A verdadeira eternidade pode ser definida como “a posse interminável da vida — completa, perfeita e de uma só vez”.

Assim, ela exclui a sucessão não menos que o fim e deve ser concebida como um agora permanente, não um agora fluido.

A razão é porque nada flui com o tempo da vida de Deus como da nossa. Deus tem cada momento de uma só vez, tudo o que temos dividido pela sucessão do tempo.

Por isso, os estudiosos bem disseram que nem o futuro, nem o passado (ele será ou foi), mas apenas o presente (ele é) podem ser adequadamente aplicados a ele.

Pois, a duração eterna de Deus abrange de fato todo o tempo — o passado, o presente e o futuro; mas nada nele pode ser passado ou futuro porque sua vida permanece sempre a mesma e imutável.

Acredito que é precisamente assim que o livro de Eclesiastes busca nos confortar em todas as cenas de mudança da vida. Cantamos:“Mudança e decadência em tudo ao redor eu vejo;

Ó Tu que não mudas, permanece comigo.” Muitos caem no desespero com os problemas do mundo, e o declínio que vemos ao nosso redor — em nossas igrejas, nossas famílias ou nossos próprios corpos — pode nos levar a nos sentirmos perturbados.

Mas não é verdade que somos tão rápidos em medir o que está acontecendo em nosso mundo de acordo com as escalas de tempo fugazes de nossas próprias vidas passageiras, em vez da bondade eterna de Deus que está escrevendo uma história na qual tudo será belo em seu tempo?

Sua eternidade fornece um contraste impressionante para nossas vidas vaporosas e um pano de fundo fundamental para todos os eventos da história mundial.

De fato, é por isso que em Eclesiastes há profunda confiança no futuro. Ela está no fato de que “Deus julgará o justo e o ímpio, pois há um tempo para cada propósito e para cada obra” ( Ec 3.17 ) .

Como isso pode ser? A resposta é encontrada na eternidade de Deus. Isso inclui o que aconteceu com você no ano passado, ou vinte anos atrás, e os eventos brutais da história que há muito foram esquecidos e que estão enterrados nas areias do tempo estão todos presentes para Deus em simultâneo. É por isso que Eclesiastes diz: “Deus busca o que foi expulso” (v. 15).

Como um pastor que sai para recuperar uma ovelha perdida, a plenitude da eternidade de Deus permite que Ele se lembre de cada momento que já existiu e o explique diante Dele.

Isso nos ajuda a viver à luz da eternidade. Os ventos da mudança não causam medo ao crente maduro.

Somos uma névoa: “Meus dias passam como fumaça” ( Sl. 102:3 ) , mas Deus perdura para sempre:

Antigamente você lançou os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos.

Eles perecerão, mas tu permanecerás, todos eles se desgastarão como uma vestimenta.

Tu os mudarás como a uma veste, e eles passarão, mas tu és o mesmo, e os teus anos não têm fim. (vv. 25–27)

Como podemos entender melhor o que Deus deu ao Pregador, o entendimento desta natureza, pode ser visto quando Deus chamou os 12 discípulos para segui-lo, porem o 3 anos que se passaram mostram que mesmo vivendo com Jesus, vendo seus feitos e Jesus dizendo que logo o filho do homem, passarias todas as aflições, ainda assim não conseguiram ver o que estavam dantes dos olhos, pois esperavam um Salvador diferentes, e quando estamos com os olhos firme em somente uma direção não vemos a verdade que ali está sendo revelada pelo “Espirito Santo”.

Ali estavam no tempo de aprendizagem, no tempo de amadurecimento, no tempo de alegria, no tempo de mudança, no tempo de conquista, mas em nenhum momento, pensavam que aquele tempo seria breve, também não pensaram que passaria a serem perseguidos e mortos pelo evangelho.

Pensavam que como eles que conheceram a cristo e entenderam que o mesmo era o messias, ali aqueles que eram doutores da Lei , também entenderiam, mas quando estamos olhando somente para interesses únicos e soberbos, não conseguimos ver a verdade novamente.

Entender um “chamado” de Deus e mais difícil que podemos imaginar, quanto mais severos formos com a doutrina, possivelmente a mesmas podem nos segar, como segou os fariseus e saduceus, como tem a cada dia segados chefes religiosos, que moldam Deus como a sua visão de mundo e Cristo, nos mostrou que a direção e única, amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nos mesmos, se para defender Deus temos que destruir uma pessoa e destituir da fé, algo deve ser analisado.

A mais o inimigo está usando essa pessoa, devemos ter cuidado com tal afirmação, pois às vezes somente um fato que está sendo levantado, pois, se o inimigo quer que algo der errado, devemos pedir a Deus sabedoria, pois as vezes estivessem realmente fazendo o que o “inimigo” planejou, sem perceber.

Para finalizar pensamos bem como o nosso tempo e importante, e o quanto esse tempo e usado para fazer o que e certo perante Deus, pois nosso tempo e finito, se tiramos 10 anos de nossa vida teremos 10 anos a menos, porem se você retirar 1000 anos da eternidade ainda será a eternidade e nosso Deus, e eterno.

Abaixo deixo uma lista de “Vaidades que podemos cair na nossa vida espiritual”.

  • Ame ao próximo não há uma igreja.
  • Cuide de sua vida espiritual, pois tudo(emocional, material, familiar, etc.) depende dela.
  • Coloque metas na sua vida com Deus, e veja se você está sendo sinceros com o proposto.
  • Se para está a frente de algo é necessário retirar alguém, talvez ali não seja seu lugar.
  • O “chamado” não te torna indestrutível, pense bem antes de achar isso.
  • Não se brinca com uma serpente, então não brinque com o seu “inimigo“, ele terá tempo e compromisso em te derrotar.
  • Expulsar “Demônios”, não te faz um vencedor, somente alguém que está no caminho certo.
  • Querer honra e diferente de merecer a mesma, devemos fazer por merecer, e sempre lembrando o que Jesus disse o menor será o maior.
  • Ter uma vida de oração não te faz, mais crentes do que outros, somente te coloca em uma intimidade diferente com Deus.
  • Na corrida que Apostolo Paulo cita que e a seara de Deus, não importa a velocidade em que você está correndo e sim que você saiba realmente onde e o final.
  • As obras não te levarão a salvação, mas elas mostram que “Espirito Santo” já te fez uma pessoa diferente, continue mostrando ao mundo que o fruto do Espírito Santo está em você.
  • Não pense que você está blindado pelas suas orações sozinhas em muitos momentos há mais 3 ou 4 pessoas de Joelhos intercedendo por ti.
  • Humildade não e questão de pobreza ou roupas, a ricos mais humildes que pobres, como a pobres com zero de humildade e humanidade.
  • Ser de uma igreja de usos e costumes pesados, não te torna alguém diferente “Espiritual”, o que te faz diferente e suas horas de oração e Jejum.
  • Estar na frente da obra como Pastor não te faz melhor que todos e deve ser servido, simplesmente te torna a primeira pessoa a servir.
  • Podemos está em uma igreja sem oração e orarmos muito, como podemos estar em uma igreja de muita oração e não orarmos, pois, não e a igreja que dita os seus encontros com Deus,
  • Ter dons e somente usá-los em beneficios de pessoas que podem trazer ou fazer algo por você, te tornará em um tempo um profeta sem crédito com os próprios que você profetizou nas suas vidas.
  • Vocẽ pode ser usado por Deus, mas sempre lembre-se , essa via e única, pois não devemos usar o nome de Deus em tudo.
  • Não achar que a vida e dever de está em pregação 24 horas por dia com palavras, mas 24 horas por dia em ações do evangelho.

Estas são somente algumas porem o que deixo ao final a simples questão, nunca serei ou seremos o dono da verdade, pois isso também é vaidade. Simplesmente seja sincero com Deus, evite o que pode atrapalhar essa sinceridade, e que a paz do nosso senhor Jesus Cristo esteja com vocês meus irmãos.