- Introdução
O melhor do Salmo 23, sendo um dos Salmos mais conhecido onde muitos o conhecem em sua totalidade e até recitam o mesmo sem necessidade da leitura da bíblia, por mais que aqui a metáfora clássica do pastor e das ovelhas é insuficiente para descrever a riqueza do relacionamento entre o Senhor e o seu povo.
No salmo 23:6, temos outra metáfora a do anfitrião e do convidado. Mais precisamente — uma vez que esta imagem não é apenas uma festa qualquer — a metáfora retrata um grande rei recebendo o seu vassalo em sua casa como seu convidado de honra para um banquete.
Qual o verdadeiro motivo de Unges a minha cabeça com óleo?
Aqui é necessário entender a vida do Pastor de Ovelhas, Davi era Pastor de ovelhas, cuidará de cada de ovelha foi um pastor e lutou contra animais ferozes para proteger as suas ovelhas, mas há outro ataque, o das moscas-varejeiras sendo uma preocupação real para um pastor.
Pois, esse ataque causa uma fraqueza e até morte nos animais afetados. A mosca põe seus ovos nas ovelhas e, em vinte e quatro horas, as larvas penetram na pele e se multiplicam, e logo a ovelha é envenenada.
Trabalhando com nosso próprio rebanho, eu veria uma ovelha angustiada por esta aflição, mas, felizmente, existe um tratamento: “backlining”. Um unguento apropriada é colocada na cabeça e no dorso do animal.
2. Mas por que Davi, coloca desta forma?
Davi como pastor sua função era cuidar das ovelhas e leva-lá aos pastos verdejantes como descrito no Salmo 23. Contudo, Davi precisava tratar doenças em seu rebanho. Essa relação próxima leva a entender que esse perigo senão tratado também levam a morte não somente as feras.
Pois, neste caso o Pastor está a dar a vida pelas ovelhas, mas o inimigo aqui e bem mais difícil de se derrotar, pois, não e a força ou altivez, mas se depende de um remédio, de algo que tem que ser preparado, por alguém que tenha a capacidade e o conhecimento.
3. O Remédio Divino.
Davi precisava do remédio divino; nós também precisamos dele. É maravilhoso que Jesus Cristo nos diga em João 10:11
11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Ele forneceu a solução a um custo incalculável. Atos 20:28 nos diz que a igreja:
28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
Davi aqui se entrega a necessidade de quem e o único, e verdadeiro Deus, quem pode cuidar das feridas abertas pelo pecado, onde o mal representando as moscas podem tomar conta e colocar suas varejeiras, nesse momento as feridas abertas as dores, as aflições, as calúnias e difamações, os pensamentos de ingratidão sofridos, as maldições que são lançadas, os pecados encobertos, as brigas internas e externas, podem desencadear um envenenamento da pessoa.
Davi aqui clama ao senhor que derrame sobre a cabeça dele este unguento, pois ele sabia que as dificuldades daquele momento poderiam envenenar o coração dele, contra as pessoas ou até contra Saul que neste momento sabemos pela bíblia nos livros do Profeta Samuel e Cronicas, da perseguição que o mesmo estava sobre Davi, perseguição está que começou com o “Orgulho” de uma música cantada pelo povo.
Alegravam-se e cantavam assim: “Saul matou mil; Davi matou dez mil!” E Saul não gostou disso. Ficou muito zangado e disse: — Para mim as mulheres deram mil, mas para Davi deram dez mil. 1Samuel 18:7-14
4. Mas por que Davi pede que Unge a sua cabeça?
Aqui o versículo 5 começa e entendemos o contexto real explicado com a presença dos inimigos de David como observadores da festa. Normalmente não convidaríamos nossos inimigos para nos ver comer e, em uma ocasião diferente, poderíamos considerar a presença deles como algo que poderia estragar nosso apetite.
No entanto, neste cenário, a sua presença relutante na festa é a prova importante de uma mudança decisiva no equilíbrio de poder, agora que o grande Rei finalmente chegou. Por muito tempo, os inimigos de Davi zombaram dele e de sua confiança em Yahweh, e Davi foi impotente para vencê-los.
Durante anos, ele clamou:
“Até quando, Senhor?
Você vai me esquecer para sempre?
Até quando meu inimigo será exaltado sobre mim?” (Salmo 13:1–2).
Muitas vezes deve ter parecido a Davi, e ao mundo que o observava, como se o Senhor realmente o tivesse esquecido e permitido que seus inimigos se regozijassem em triunfo.
Aqui vem uma questão importante e decisiva na sua vida, na minha e que também foi na vida de Davi.
5. Você já orou e parece que você não está sendo respondido por Deus?
Sim, isso acontece com todo mundo às vezes, mas como confiar nos planos de Deus e, ao mesmo tempo que sua oração seja respondida.
Sim, começamos Deus quero isso, desse jeito, não aceito diferente, só saio daqui com a minha benção?
Sim, a resposta está nos Salmos 23, mas como um salmo tão pequeno pode me dar a resposta, sim, ao Davi falar senhor unges minha cabeça, na presença dos meus inimigos, Davi estava dizendo senhor, os meus inimigos são muitos, mas me prepare Senhor, Davi não pensou no que eu estou esperando, mas como eu estou esperando.
6. Mas como eu estou esperando?
Essa é uma das questões deste seculo, estamos vivendo em um ritmo acelerado, onde a ansiedade vem tomado conta de muitas pessoas, desmotivando muitos, pois não conseguem obter rapidamente o seu objetivo, ou muitas vezes não possuem uma visão de futuro definida ao amparado em uma meta.
Quando você crê em Deus você tem metas definidas a primeira e agradar a Deus, mas por que essa e a primeira e vamos à questão que Jesus Cristo definiu:
27 Ele respondeu: “‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’”. Lucas 10:27
Se não amar a Deus, como amar ao próximo, quando temos essa visão descobrimos o que Davi entendeu, ele não precisava do trono para governar, ele não precisava do título de Rei para, ser honrado pelas pessoas.
Muitos vivem a procura de títulos riquezas e esquecem do principal, cuidar de quem está ao seu lado, esse e o significado da nossa vida, isto e que nos da motivação para levantar da cama.
Devemos sempre querer algo para nosso crescimento ou dos que nos rodeia, então sempre devemos esta buscando a Deus em primeiro lugar.
7. Davi pede a Deus para direcionar
No Salmo 51, Davi implora ao Senhor: “exultem os ossos que esmagaste”.
Como um pastor judeu andando à frente de seu rebanho, Davi teria notado quando um cordeiro se desgarrava. A princípio, ele teria usado um cajado para trazê-lo de volta, mas se o cordeiro se afastasse novamente, David teria que quebrar-lhe a perna.
Ele então colocaria uma tala naquela perna e carregaria o cordeiro em seus braços, colocando o cordeiro a seus pés, onde ficaria perto de seu pastor. Essa dura experiência era executada para o bem do cordeiro. Que bela imagem de castigo. Quando Deus nos admoesta, como seus filhos, devemos reconhecer que ele é bom em tudo o que faz.
Davi aqui disse ao Senhor, Deus meu eu errei e o Senhor veio sobre mim, quebrou meus ossos para eu poder estar ao seu lado.
8. A unção na vida de um escolhido.
O óleo da unção também significa alegria. O profeta Isaías filho de Amós em seu livro no capítulo 61.1–3.
Nesse momento Isaías coloca que Deus o ungiu, para levar boas notícias aos pobres?
Quem amarra os quebrantados de coração proclama libertação aos cativos, dando “o óleo de alegria em vez do pranto”?
Certamente este é o Ungido, o Senhor Jesus Cristo. É a forma que nós o consideramos que nos proporciona contentamento e alegria. Se não, estaremos cansados e debilitados em nossas mentes.
O senhor veio para nos modificar, nos transformar e também viver em Paz mesmo tendo os mesmo problemas ou até, mais difíceis do que outras pessoas.
O Salmo 133:
1 Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
3 Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.
Compara a união a um óleo precioso que é derramado sobre a cabeça de Arão, o sacerdote. A união é preciosa.
Necessitamos de amar e desejar o bem a “todos os que em todos os lugares invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo”
Como podemos excluir de nosso amor e orações qualquer um que Cristo inclua nos seus? O óleo pode suavizar a água agitada. Óleo nutre.
O salmista faz uma pergunta importante no Salmo 116.12:
“Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo”?
A resposta implícita é doce: “Eu terei mais do mesmo”. Nossa necessidade de satisfação nunca será atendida pelos bens ou reconhecimento deste mundo.
9. Conclusão
Como ter paz em meio a um mundo, que força as pessoas a serem o que não são?
Sim, Jesus Cristo veio ao mundo para nos dizer justamente isso, ao, mas eu só estou sendo eu.
Jesus Cristo diz a Nicodemos que se você quiser herdar o reino dos Céus você deverá “nascer de novo”, ai nascer novamente você encontrará, a verdadeira
razão pela qual viver em Paz nesse mundo, não seremos hipócritas, não tentaremos agradar às pessoas, mas somente agradar a Deus e ao fazermos isso o que Davi descreve no Salmo 23:6 se confirmará na minha e na sua vida:
.6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Stephen Charnock, o puritano, expressou-se bem quando disse: “Nada menos do que Cristo pode satisfazê-lo e quando você o encontrar nada mais poderá ser desejado”
Viveremos felizes em um mundo triste.
Viveremos satisfeitos em um mundo que não se satisfaz com nada.
Viveremos Justo em meios a injustiça
Viveremos sinceros em meio a um mundo hipócrita.
Viveremos em perfeição e meio a corrupção.
Viveremos saudáveis em um mundo doente
Viveremos amando ao próximo em um mundo egoísta.
Viveremos em santidade em um mundo que somente quer a luxúria
Viveremos na casa do Senhor, para agradar ao senhor
Viveremos em nossas casas, tentando sermos o mais idôneo possível
Viveremos em sabedoria em um mundo que se sente os espertos
Viveremos na simplicidade em um mundo que somente busca o poder
Viveremos no Espírito Santo, pedindo a ele que nos use e não ao contrário
Viveremos em Paz em um mundo em Guerra
Viveremos aplaudindo as vitórias das pessoas, em um mundo invejoso.
Viveremos pedindo a Deus que nos unge, contra nossos inimigos
Viveremos orando e jejuando e buscando a Deus, não querendo mostrar que o Deus que sirvo e maior que o seu Deus, Ele e o mesmo
Viveremos em mundo onde não teremos medo de joelho dobrado, pois isso não é oração.
Viveremos de Fé em Fé, agradando a Deus não aos homens
Viveremos falando e vivendo a verdade como Cristo ensinou
Viveremos buscando a Deus não títulos terenos
Viveremos orando pelo próximo, ajudando o próximo sem mostrar as pessoas o que estamos fazendo
Viveremos cuidando das nossas vidas, senão posso ajudar, que não atrapalhe
Viveremos na graça de Deus, ao ganhar algo seja grato.
Todos esses detalhamento acima se resume em:
Viveremos em Deus em um mundo que já es do Maligno.