“UM ENCONTRO VERDADEIRO COM DEUS”

A Intimidade com Deus é uma experiência única e de pessoa por pessoa. Não existe manual a seguir que diz os 10 passos para ser íntimo de Deus, mas uma coisa podemos admitir com um grau de certeza para ter intimidade com Deus, antes devemos ter um verdadeiro encontro com Ele.

Como o nosso devocional ou qualquer livro, ou artigo sempre devemos basear na Bíblia, vamos relatar encontros com Deus e os seus fatores que acontecem quando temos um encontro real com Jesus Cristo e existem características daqueles que conhecem verdadeiramente a Jesus Cristo e os seguem.

Essa mudança transforma quem está nesse momento, e notória, quem está ao nosso lado também nota essa diferença, pois ela e muito grande e sobrenatural. Alguns procedimentos levam-nos a conhecer mais o Pai, a reconhecer a vontade Dele e a estar ligado a Ele e consequentemente a termos intimidade alcançada essa intimidade.

Qualquer pessoa pode ter esse encontro com Jesus, mas nem todas chegam a ser íntimos de Deus porque para isso é necessária uma busca incessante e muita renúncia, mas é totalmente possível e aqueles que se tornam íntimos de Deus, recebe Dele bençãos que a Bíblia chama de “Poder”, sendo esse manifesto pelo Espírito Santo nas nossas vidas.

Sabemos que não é fácil alcançar esta intimidade com Deus, mas é absolutamente possível ao homem e é desejo do Pai que o conheçamos cada dia mais e podermos estar sempre gozando das maravilhas do que é verdadeiramente ter um Pai zeloso, que nos ama e que nos concede a honra da sua presença.

Ao vivermos na presença de Deus reconhecemos com profundidade esse amor, quem passa a entender um pouco mais Deus porque Ele sempre revela aos seus filhos, a Sua vontade, Deus não tem prediletos, somente escolhidos, mas ele escolhe-nos, mas ele quer de nos, uma reciprocidade, e aumente todos os dias.

Você já teve um encontro real e verdadeiro com Deus?

3 Jesus respondeu, e disse-lhe. Na verdade, na verdade, digo-te que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3

20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei na sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20

Vamos hoje focar em duas pessoas que na Bíblia teve um encontro restaurador com Deus, Jaco(Peniel) e também a mulher Samaritana(Poço de Samaria), sendo esse poço atribuído a sua perfuração a Jacó.

A experiência de Jacó nos levará a uma reflexão pessoal com Deus. Assim como Jacó, você enfrentarámuitos obstáculos para que seu encontro seja tremendo. Se você seguir a trilha da rendição o Espírito Santo ti, revelará passo a passo o que deves fazer, Jacó lutou com Deus e o local desse encontro foi chamado de **Peniel.

** Peniel é uma junção das palavras “Pani” e “El”, que significam “face” e “Deus” respetivamente, resultando em “face de Deus” ou “”rosto de Deus””. Na Bíblia, Peniel é o nome dado ao lugar onde Jacó lutou com um anjo e recebeu uma bênção divina.Peniel é um lugar de encontro com Deus. É estar face a face com Ele.

30 E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. Gn 32.30

Quando estamos em Peniel, conseguimos sentir algo que gera renovo e mudança:

Lugar de sentir profunda dor pelos pecados (SI 38.17,18).

Lugar de confronto consigo mesmo e com Deus.

Em Peniel, Deus mostrará quem você é. (No encontro você é confrontado por Deus).

Você poderá dizer, eu já tive esse encontro, eu já aceitei Jesus no meu coração, eu fui criado na casa de Deus.

Jacó era filho de crente ( Isaque e Rebeca). Ele descobriu que era: ganancioso, egoísta, mentiroso, ladrão, oportunista, astuto, etc. Porém, você só conseguirá a chegar em Peniel, quando você aceitar que deve mudar a sua vida, pois em Peniel você terá um lugar de luta, de arrependimento, de guerra, de choro, de pranto.

Em Peniel você irá ouvir claramente a voz de Deus te exortando e o seu coração se derreterá em temor. Jamais você esquecerá Peniel, pois em Peniel está somente você e Deus e ao sair aquele velho homem, ou melhor, lá ficará.

Quais os objetivos principais que tem em Peniel ?

  1. Levá-lo totalmente ao arrependimento:
    • a. Nós tornarmos pessoas… arrogantes. Orgulhosas. Egoistas, mentirosas, oportunistas, astutas entre outros adjetivos que não agrada a Deus.
    • b. Jacó desceu ao pó, humilhou-se, pois queria sair daquele encontro abençoado.
  2. Levá-lo ao propósito correto: fazemos tantas coisas que não agrada a Deus.
    • a. Jacó percebeu que não podia continuar naquela situação.
    • b. Ele estava na hora e no lugar certo e com o coração e a vontade, num momento exato e Deus, desceu prá entregar a benção.
  3. Levá-lo a estar face à face com Deus – tudo muda quando realmente vemos a Deus.
    • a. Jacó esteve em Peniel e daquele momento em diante toda a sua vida foi mudada.
    • b. Recebeu de Deus uma nova identificação (Israel).
    • c. Recebeu de Deus uma promessa (pai de uma grande nação).
    • d. O seu caráter foi profundamente mudado.
    • e. Jacó sentiu profunda dor nesse lugar, pois a dor nos muda e também nos fortalece.
    • f. Você também sentirá essa dor, porém sairá daqui completamente curado e com uma nova identidade.

17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (IICo 5.17).

Qual a importância de um Encontro?

Há encontros que mudam a nossa vida por completo e até o curso das nossas vidas são refeitos por esse momento. Um encontro com a pessoa que passamos a amar, ou para um emprego ou grande negócio, são muitos. Mas, o único encontro que todos deveriamos ter é o encontro com Jesus Cristo, por que esse transforma todos os outros encontros.

16 “E Simão Pedro, respondendo, disse. Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16) .

Quando temos esse encontro com Deus, nova criatura somos, notamos e notado que estamos diferentes. Outra pessoa que teve esse maravilhoso e sobrenatural encontro com Deus, cito aqui a mulher Samaritana deixou o seu cântaro, para ter um encontro com Cristo.

A mulher Samaritana. (João 4)

Jesus encontrou-se com a mulher samaritana junto ao poço de Jacó, quando estava passando pela região de Samaria. Era meio-dia e os discípulos de Jesus tinham ido à cidade para comprar comida. A mulher samaritana veio para tirar água do poço e Jesus pediu-lhe um pouco de água. Jesus colocou a mulher samaritana à prova e disse-lhe para ir buscar o seu marido.

Ela respondeu que não tinha marido e Jesus revelou saber que ela tinha tido cinco maridos e estava morando com outro homem com quem não era casada (João 4:16-17).

Vendo que Jesus tinha autoridade vinda de Deus, a mulher samaritana perguntou-lhe qual era o lugar certo para adorar a Deus. Jesus respondeu que o local físico de adoração não é o mais importante. Os verdadeiros adoradores adoram em espírito e em verdade.

Ele revelou-lhe que ele era o Messias, o salvador prometido (João 4:25-26).

Quando os discípulos voltaram da cidade, ficaram surpresos porque Jesus estava conversando com uma mulher (outra coisa que não era comum socialmente nesse tempo). A mulher deixou o seu cântaro e voltou para a cidade, contando a todos sobre Jesus.

Ela convenceu muitos samaritanos a ir ouvir Jesus falar. Por causa disso, muitos dessa cidade converteram-se (João 4:39-41).

Ela ficou surpresa e reconheceu Jesus como um profeta.

28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:

29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?

30 Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele. Jo 4.28-30

Aqui vemos como o encontro com Deus e algo, surreal, tudo aqui nesta passagem está fora de ordem que os povos daquela época, julgavam como o correto, desde do erro da mulher, ao momento da busca da água ao meio-dia, um Judeu a conversando com uma mulher e ainda samaritana, mas aquele momento era totalmente necessário a mudança na vida daquela mulher que ali estava.

E que mais surpreende desta passagem e o fato de que aquela mulher creu, nele sem Jesus Cristo ter feito nenhum milagre, mas reconheceu em Jesus que era um profeta, ela estava num momento que a levou a estar num mundo sobrenatural de busca a Deus.

O que a mulher samaritana nos ensina?

A mulher samaritana nos ensina que:

  1. Deus ama todos de igual modo — Jesus não se deixou influenciar pelas atitudes negativas do seu tempo contra outros povos; Jesus não rejeita ninguém
  2. Jesus veio para salvar a todos — em vez de condenar a mulher samaritana por seus relacionamentos errados, Jesus mostrou-lhe o caminho da salvação.
  3. A verdade é acessível a quem a busca — Jesus explicou uma grande verdade a uma mulher comum, de uma forma que ela entendia; todos podemos conhecer a verdade e ensiná-la a outros
  4. O testemunho é importante — a mulher samaritana testemunhou com todo o seu coração e conseguiu convencer o povo sobre Jesus; ela apenas contou a sua experiência e os convidou a conhecer Jesus.

“Quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede” – João 4:14

Quantos de nós deseja esse encontro, outros nem tem a dimensão de como é necessário este encontro com Deus, Deus quer falar contigo, sarar-te e restaurar e te estender a mão dizendo filho Eu sempre estive aqui.

Mas por que estou na Igreja converti e há momentos que parece que estou longe de Deus?

Tudo o que acontece no mundo natural tem que ser conquistado primeiramente no mundo sobrenatural(Espiritual). A fé é exatamente ter a certeza e a convicção da concretização do seu pedido, e em momentos o sobrenatural de Deus e um caminho, e situações que vão nos moldando.

A algumas coisas que quando encontramos realmente a Deus, sempre estaremos buscando e isso nos demonstra que o encontro foi maravilhoso.

  1. Precisamos ressuscitar a vontade de buscar a Deus e o Espírito Santo, numa vida baseada em Jesus Cristo.
  2. Precisamos ressuscitar o prazer de viver.
  3. Posso ser melhor que sou hoje.
  4. Posso ser um marido ou Esposa melhor.
  5. Posso ser uma pessoa boa com as outras pessoas(profissional, pessoal, família, etc)
  6. Posso ajudar ainda mais quem necessite(não para aparecer a alguém) Lc. 6.35
  7. Posso em Deus destruir o inimigo dos meus sonhos — a incredulidade.(Hb. 11.6)
  8. Posso responder adequadamente ao chamamento de Jesus para ressuscitaras causas mortas? Tendo fé (Hb. 10.23)
  9. Posso em Jesus Cristo restaurar o nosso testemunho. Se você testemunhar muitos crerão em Jesus Jo 4.39
  10. Guardar os ensinamentos recebidos, refletindo tudo o que está sendo ensinado. Já estamos recebendoo sonho de Deus para nós.
  11. Posso em Deus ressuscitar a possibilidade de ser feliz.Pv 15.13
  12. Posso em Jesus Cristo reconhecer os meus pecados.
  13. Posso em Jesus Cristo restaura a vida religiosa, pois estou firmado na rocha que e Jesus Cristo. II Co 3.16-18
  14. Posso Crer que Deus não o lançará fora, não o rejeitará jamais.
  15. Vigiar, porque o diabo vai querer prender-lhe no passado. Você vai dizer: “Satanás, cala a boca! Eusou nova criatura!”.
  16. Crer que Jesus é o Cristo ungido de Deus, e que Ele está disponível para você Jo 20.31.
  17. Receber e recorrer ao poder e da autoridade do nome de Jesus. Você deve agir sempre na autoridadee poder do nome de Jesus. Todas as vezes que Satanás vier, repreenda-o no nome de Jesus Cristo.
  18. Decidir multiplicar sempre. Fomos chamados por Deus para darmos frutos de multiplicação.Estamos sendo ensinados para treinar os nossos discípulos, e estes para reproduzirem frutos de multiplicação com qualidade.
  19. Deus não nos deixará até que tenha cumprido todo o seu propósito em nós. Ele vai trabalhar para você conseguir realizar o seu sonho. O sonho de Deus para a sua vida, será alcançado, se você quiser Gn 28.10-16

Conclusão

Passamos por essa devocional focados em dois encontros um com Deus e outro com Jesus Cristo, respetivamente (Jacó e a mulher Samaritana), a Bíblia não menciona o nome da mulher samaritana, mas nesse paralelo, nos conseguimos entender o que e realmente receber uma palavra específica de Deus para eles e a transformação que foi gerada depois desse momento.

Jacó e a mulher Samaritana estavam em tempos diferentes, cada um com os seus erros e dores, mas o amor de Deus pelos dois foi a ponto de Deus descer a Jacó e o Espírito Santo a levar Jesus Cristo ao poço em Samaria, e esperar por aquela mulher, pois o deserto dos dois tocou o coração de Deus e o motivo foi somente um a sinceridade total diante de Deus.

E aquele encontro foi de dor, foi de exortação, pois Deus falou aos dois eu conheço os seus erros, conheço as suas falhas, mas também conheço a sua dor, e seu choro e vi que vocês querem mudança. Deus quer isto de nos irmãos, a vontade de mudar a vontade de ser nova criatura, a necessidade de sermos antes de religiosos, sermos servos do nosso Deus, ter um objetivo seguro em Deus, não nos homens.

Muitos de crentes passaram a sua vida total, sabendo e reconhecendo os seus erros e não consegue, chegar a Peniel ou ao Poço de Samaria, cada um de nós temos esse lugar o lugar de mudança, o lugar onde Deus no confronta a sermos nova criatura, sermos filhos e servos, somos amados e devemos amar, somos abençoados e devemos abençoar, Deus e Justo, sendo justo irmão colheremos o plantamos hoje, plante coisas boas, mesmo nas nossas fraquezas sempre podemos ser bons, não deixe o nosso adversário, colocar na nossa mente que já somos especiais e perfeitos e que não erramos, pois, quando chegamos a este ponto, mas longe de Peniel ou do poço de Samaria, estaremos.