Um ano após morte de Lázaro, caçada que envolveu cerca de 300 agentes

Dia 28 de Junho de 2021 Lázaro Barbosa foi morto com dezenas de disparos de arma de fogo, após ficar 20 dias foragido. Ele foi encontrado em uma área de mata em Águas Lindas de Goiás. As buscas mobilizaram centenas de policiais do Distrito Federal e de Goiás, helicópteros e mateiros que conheciam a região. Pistas como manchas de sangue e imagens de uma câmera de segurança apontaram o local possível do esconderijo do acusado. Ele foi baleado durante intenso tiroteio com a polícia.

Segundo o relato dos policiais militares, “eles foram alvos de diversos disparos e não tiveram escolha a não ser o revide.”   A captura foi comemorada por moradores da região que estavam amedrontados e tiveram a rotina alterada por causa das buscas e do temor de que ele invadisse fazendas. Após ser localizado e baleado, Lázaro foi levado para o Hospital Bom Jesus, no mesmo município, onde foi atestado o óbito.

Durante as quase três semanas de buscas, Lázaro passou por diferentes zonas de mata. Armado, ele invadia fazendas para se alimentar e descansar e chegou a obrigar moradores a cozinhar para ele.

No dia da captura, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, informou nas redes sociais que Lázaro havia sido finalmente capturado. “Era questão de tempo até que a nossa polícia, a mais preparada do país, capturasse o assassino Lázaro Barbosa. Parabéns para as nossas forças de segurança. Goiás não é Disneylândia de bandido. Lázaro foi preso na região de Cocalzinho. Cumprimentar a todos aqueles que estão ali há vários dias trocando informações e chegando a esse resultado final”, escreveu.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), também comentou a morte do homem. “O Brasil agradece! Menos um para amedrontar as famílias de bem”, escreveu no Twitter.

Crime e histórico de casos

Lázaro Barbosa de Souza, de 32 anos, ficou conhecido como maníaco do Centro-Oeste após a chacina de uma família no Distrito Federal. O crime violento deixou o pai e dois filhos mortos em casa, enquanto a mãe foi levada para um rio, onde ele a torturou, estuprou e matou, deixando seu corpo próximo a um córrego. Após o crime, Lázaro fugiu para o município de Cocalzinho de Goiás (GO).

As buscas por Lázaro Barbosa se iniciaram no dia 9, durando até 27 de junho de 2021. Durante a caça, a polícia encontrou esconderijos completos na mata. Diversos moradores da região afirmaram terem visto Lázaro. Uma força-tarefa com cerca de 300 policiais foi montada, com cães farejadores, câmera termal e especialistas. 

Após 20 dias de perseguição, Lázaro foi capturado e morto por policiais no dia 28 de junho de 2021 no interior de Goiás. 

O primeiro delito de Lázaro registrado ocorreu, porém, em 2007, quando ele foi preso acusado de duplo homicídio em Barra dos Mendes, na Bahia. Ele fugiu pouco depois da prisão. Em 2009, ele foi preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, por estupro, roubo e porte ilegal de arma de fogo. Lá, psicólogos emitiram um laudo apontando que ele era “detentor de conduta agressiva e impulsiva, além de instabilidade emocional.”

Desde então, Lázaro ampliava o histórico de delitos. Ele chegou a entrar em uma chácara de Ceilândia (DF) e obrigar todos os moradores a ficarem nus, prender os homens em um quarto e coagir as mulheres a cozinharem para ele. Duas semanas depois, invadiu outra chácara na cidade e roubou os moradores. Foi acusado, entre outros crimes, da morte de um caseiro em Cocalzinho de Goiás e de um idoso em Santo Antonio do Descoberto.

Os crimes teriam prosseguido até a fatídica chacina da família Vidal, no início de junho de 2021, que chamou a atenção das autoridades e motivou o início das buscas, que culminou na morte de Lázaro.

*Com Informações R7

Acesse este link para entrar no grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DMylAjtICkv99Lcpufeo9O

Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EkR902LV0KS3TzTEMeox49

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do , Anápolis Informa através do WhatsApp (62) 98635-7564.