SAMU de Anápolis Recebeu do Ministério da Saúde Duas Novas Ambulâncias,

Foto: Daniel Carvalho/Ascom

Pela primeira vez o Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) teve sua frota renovada. Foram entregues as últimas duas ambulâncias para compor esse novo quadro, com vistoria realizada pelo secretário de Saúde, Lucas Leite. Com essa ação, Anápolis abriu espaço para a ampliação do SAMU, já autorizada pelo Ministério da Saúde.

Um serviço de referência que falta pouco para atingir também o padrão de excelência em atendimento. Trata-se do Samu de Anápolis, que recebeu nesta semana mais duas ambulâncias e aguarda outra para os próximos meses, finalizando a substituição da frota da unidade, que agora segue para outro patamar: o de ampliação. “Conseguimos, em dezembro, a renovação da qualificação no Ministério da Saúde, estamos com veículos novos e nosso projeto de ampliação já foi aprovado e publicado no Diário Oficial da União”,

As novas viaturas são mais modernas e chegam para substituir as antigas que, agora, vão compor a reserva técnica, um ganho da atual gestão que garante a funcionalidade integral do atendimento do Samu. As ambulâncias antigas também vão realizar o transporte sanitário e, após autorização do Ministério da Saúde, poderão servir à remoção de pacientes que não sejam de casos de alta complexidade.

O diretor médico do Samu, Alex Costa, ressalta que a renovação da frota mostra o trabalho sério que é feito em Anápolis. “É uma prova de que estamos no caminho certo”, frisa. Ele lembra que, no mês passado, a unidade conseguiu a renovação de qualificação do Ministério da Saúde, ou seja, além da garantia do pleno funcionamento, significa a autorização da transferência de recursos para custeio e também a sinalização da vinda de mais verbas federais. Isso, no momento em que muitas cidades brasileiras não conseguiram renovar.