Ícone do site Anápolis Informa

“SALMO 22: DEUS MEU, DEUS MEU, POR QUE ME DESAMPARASTE?”

Vimos a poucos dias uma tragédia no Estado do Rio Grande do Sul, as enchentes tomando conta de casa e cidades inteiras, famílias sendo separadas, pessoas morrendo.
Uma destruição jamais vista por nós, em uma época que não esperávamos uma chuva tão grande.
Mas vimos pessoas se ajudando em meio as dificuldades e achando forças em suas fraquezas e no seu desespero, os brasileiros se juntaram e tentam ajudar como podem.
E neste meio podemos somente imaginar o que realmente cada pessoa ou familiares estão sentindo, pois, estamos bem e debaixo de nossos tetos e graças ao bom Deus abençoados, e penso que muitos que servem a Deus neste momentos estão passando por situações complicadas em suas vidas podem estar se peguntando:

Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

Eu vou pegar emprestado do Reverendo Hernandes dias Lopes o tema deste Salmo 22, que disse que este é o Salmo da Cruz.

Então hoje vamos tratar sobre o Salmo da Cruz, O livro de Salmos vocês observaram cuidadosamente eh de Davi que escreve o primeiro livro de Salmos, porém vocês sabem que os salmos são 150 poemas escritos num período de 1000 anos aproximadamente.

Encontramos poemas de Moisés, poemas escritos pós cativeiro babilônico, então foram poemas que foram compostos por vários escritores como Davi.
E são Atribuídos a Davi, 73 deles; aos filhos de Coré, 11; a Asafe, 12; a Hemã, 1; a Etã, 1; a Salomão, 2; a Moisés, 1; a Ageu, 1; a Zacarias, 1; a Ezequias, não há certeza quanto ao número; a Esdras, 1. Os restantes são anônimos.

Os livros da lei estão divididos em cinco livros como o pentateuco também Salmos estão divididos em cinco livros:

Salmos 1–41

O livro de Salmos começa com uma contraposição entre as coisas de Deus e as que não são de Deus. Alguns desses salmos falam da importância de confiar em Deus e não em coisas terrenas e nos lembram de que não devemos temer, pois, Deus está conosco. Outro salmo nos lembra de que Deus julgará nosso coração e de que devemos buscar a misericórdia Dele.

Salmos 42–72

Esses salmos podem ser resumidos na seguinte frase: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza” (Salmos 46:1). Um salmo lembra que devemos entregar nossos fardos ao Senhor em todos os desafios e todas as provações. Outro nos incentiva a esperar pacientemente em Deus em todas as coisas.

Salmos 73–89

Esses salmos abrangem vários temas e muitas vezes descrevem a Deus como um juiz que pode repreender os juízes terrenos e destruir os inimigos de Israel. No Salmo 86, o rei Davi faz um apelo a Deus para nos ensinar Seu caminho a fim de podermos caminhar em verdade.

Salmos 90–106

Muitos desses salmos nos incentivam a louvar ao Senhor, lembrar que a vingança pertence a Ele, declarar Sua glória e servi-Lo com alegria.

Salmos 107–150

Esses salmos afirmam que “os filhos são a herança do Senhor” (Salmos 127:3) e que eles são uma bênção eterna para os pais que são justos. Um salmo perto do fim do livro contém uma súplica sincera para que o Senhor nos livre e nos proteja do mal e das práticas violentas dos homens iníquos nesta parte encontramos o menor Salmo o 117 e também o maior 119, e peço ao leitores uma breve leitura no 118, ele não divide os dois desnecessariamente não.

Nesta primeira parte do livro de 1 a 41 basicamente todo ele foi escrito por Davi e nos Capítulos, Ou melhor nos Salmos 22 , 23 e 24 nós temos uma importante trilogia essa trilogia pode ser chamada assim:
No salmo 22 ele é o salvador.
No Salmo 23 ele é o pastor.
No Salmo 24 ele é o soberano.

Então você tem a cruz o cajado e a coroa:
No salmo 22 é a cruz.
No salmo 23 é o cajado.
No salmo 24 é a coroa.

Nós poderíamos ainda olhar essa trilogia por outro ângulo o antigo o novo testamento fala de Jesus com o pastor em três perspectivas:
Primeiro (João 10:11) ele é o bom pastor.
Segundo (hebreus 13:20) ele é o grande pastor.
Terceiro em 1.ª Pedro 5:4 ele é o Supremo pastor.

Então no Salmo 22 ele é o bom pastor que deu a vida pelas ovelhas no Salmo 23 ele é o grande pastor que vive para as ovelhas e no Salmo 24 ele é o Supremo pastor que voltará para as ovelhas essa trilogia está claramente posta aqui no livro de Salmos então o Salmo 22 está ligado a (João 10:11) o Salmo 23 está ligado a (hebreus (13:20)) e o Salmo 24 está ligado a primeira de (Pedro 5:4), ligando Cruz, cajado e coroa sendo assim o bom Pastor, o grande pastor e o Supremo pastor.

O Salmo 22: e seu significado

No Salmo 22:16:

16, Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.

Atentamos para a leitura do texto percebem que David não está falando dele mesmo é impossível que tenha falado dele mesmo não consta em lugar nenhum na biografia de Davi que suas as mãos foram furadas seus pés foram vazados não consta em lugar nenhum da biografia de Davi que suas vestes foram repartidas, portanto esse Salmo é um Salmo Profético. E um Salmo messiânico.

Quando Pedro está pregando em Jerusalém lá no capítulo 2 versos 29 ao 31 do livro de Atos:

29 Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.
30 Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono,
31 Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.

Naquele momento Pedro vai dizer que Davi era um profeta e ele está apontando pro filho dele porque fora Prometida a ele que não faltaria no trono um descendente dele e o descendente dele chamado filho de Davi é aquele cujo Trono é eterno e cujo reino não passará e profeticamente Davi está apontando para Jesus o Messias que morreria e ressuscitaria dentre os mortos então este Salmos amados é um Salmo messiânico ele está tratando é de Jesus é por isso que espor diz que este é o Salmo da Cruz e esse Salmo está dividido em duas partes bem Claras a primeira parte do Salmo 22 que vai do verso 1 ao 21 ele trata da humilhação do Messias sofredor e a segunda parte do Salmo é a exaltação do Messias vencedor. Já nos versos seguintes do 22 ao 31 é a exaltação do Messias.

Deus se compadece de quem o ama.

Viver em Cristo não e uma missão tão simples, terá dias que você acorda inspirado após ter orado as 03:00 da madrugada, outros nem tanto, mesmo assim você está lá agradecendo por mais um dia.

Quando olhamos para este salmo 22 vemos, que mesmo no primeiro momento Cristo foi Humilhado, porem vemos nas histórias um Cristo sofrido, destacamos alguns pontos primeiro o Messias foi abandonado pelo senhor é o que descreve aí os versos de uma e a Bíblia trata disso com muita eloquência no Novo Testamento por lembramos de algumas.

Palavras de Jesus Cristo:

Afaste este cálice:
Que era exatamente A Ira de Deus que deveria cair na nossa cabeça para nossa condenação e Jesus como nosso fiador substituto e representante toma o nosso lugar se faz pecado por nós se faz maldição. Por nós e diz a escritura que naquele momento não havia beleza nele, naquele momento o sol escondeu o rosto dele, naquele momento.

Ele foi ferido e agradou ao pai moelo Essa é a descrição que nós temos eh nas escrituras que aquele que não conheceu o pecado Deus o fez pecado por nós que aquele que era bendito foi feito maldição por nós e essa é a expressão que a bíblia menciona que ele foi abandonado Então veja aí em primeiro lugar o desamparo na Cruz no verso primeiro Deus meu por que me desamparaste.

Esta é a quinta Palavra de Jesus Cristo na Cruz vocês se lembram disso:
A primeira foi pai perdoa-lhes porque não sabe o que fazem. (Perdão)
A segunda foi hoje mesmo estarás comigo no paraíso:(Salvação)
A terceira foi mulher Eis aí o teu filho, filho Eis aí a tua mãe.(Relacionamento)
A quarta foi Tenho sede(angústia)
A quinta foi Deus meu por que me desamparaste.(Abandono).
A sexta foi Está Consumado(Triunfo).
A sétima foi pai nas tuas mãos entrego meu espírito.(Comunhão)

O que devemos entender?

Pensarmos que conhecemos as vontades de Deus e seus meios ou anseios e nossa parte uma tremenda soberba, falar que uma pessoa que não está em Cristo deve ser desprezada ou até sofrer a irá de Deus e de nossa parte olhar para o que Jesus Cristo fez por não e sermos iguais às pessoas que ali, humilharam a Jesus Cristo.

Vimos pessoas felizes com a tragédia, outros perguntando a Deus por que senhor foi, ali no Rio Grande e outros afirmando os motivos e até dizendo o porquê?

Em Mateus 13:9-13 há uma passagem bem direta sobre o que Jesus Cristo quer nos ensinar.

9 E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.
10 E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.
11 E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
12 Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.
13 Ide, porém aprendei o que significa: misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

Nota-se o paralelo Jesus Cristo, ao mesmo tempo que diz eu vim aos que necessitam da minha presença, devemos nos despir de acharmos que a nossa ação de servir a Deus nós tornamos superiores a qualquer pessoa, Jesus demonstra isto não com palavras e sim com suas ações.

Mas o maior problema da nossa sociedade de muitos irmãos e pensar que não estão em pecados ou deverem arrepender, ou que mesmo assim dizem, melhores, O Apostolo Paulo entendeu este grande ensinamento de Cristo.

Jesus cristo disse aos Fariseus, não vejo dentro desta casa publicanos e pessoas que não estão em suas diretrizes de qual devo estar ou não estar juntos, mas vejo pecadores que necessitam de arrependimentos, e ainda mais que sabem que necessita de arrependimento. E Jesus olhando disse aos fariseus eles sabem que precisam de mim, vocês esquecem deste único e verdadeiro fato.

O problema de ter certeza de algo?

Muitas pessoas julgam a fatos, de que sempre algum povo sofre mais problemas do que outros, alguns dizem que merecem outros até julgam que é a mão de Deus pesando ou a irá de Deus.
Mas não devemos pensar de forma, sabemos que Deus e justiça e tudo ele faz e justo. Desta forma sempre terá pessoas dizendo a, mas Deus deixou isto acontecer, isto aconteceu e Deus deixou, está e a primeira razão que muitos apelam para tentar diminuir o nosso, Deus.

Mas Deus não agem assim, ele avisou que algo pode acontecer com você se você não tomar uma atitude, acontecerá, como na palavra diz sobre os finais dos tempos.
Vamos algumas ambientações na bíblia:

7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fome, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Mateus 24:7-8

“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará” (Mateus 24:12).

“E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mateus 24:14).

“Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Porque muitos virão em Meu nome, dizendo. Eu sou o Cristo; a muitos enganarão” (Mateus 24:4-5).

“Aprendei, pois, da figueira a sua parábola. Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que Ele está próximo, mesmo às portas” (Mateus 24:32-33).

Não entrarei no livro de Apocalipse, somente estas passagens da bíblia. Ou seja, como o título foi escrito,

O problema de ter certeza de algo?

Não podemos afirmar que no Sul foi a mão de Deus sobre as pessoas, mas posso afirmar que está amparado no que a bíblia diz sobre os finais dos tempos.

E para nos pensarmos e refletirmos sobre a benção que é chegar em sua casa e sua família esta ali esperando você após um dia de trabalho ou estudo, ter um lar, sim alguns não dão valor neste grande privilegio dado a nós por Deus.

A palavra se cumpre da forma exata!

Sim, a palavra se cumpre vemos que o ocorrido nos fez ter um momento de reflexão, sobre nossas vidas e podermos fazer para ajudar, só não atrapalhar já seria de bom grado, porém a pessoas que gostam de ganhar proveito em todas as situações, sendo um mal das pessoas , aproveitar daquelas que estão em um estado de vulnerabibidade, não quero politizar, estou dizendo em todas as situações exemplos:
políticos querem aparecer, mais-que-tudo.
Comunicação querem ser a verdade.
Influencer querem ganhar likes(ler-se também pessoas querendo levar vantagens).
Ladrões querem aproveitar das casas vazias para saques.
Estupradores violentam pessoas desamparadas em situação de extrema vulnerabilidades

Mas a bíblia e tão perfeita que ele diz que o amor de muitos esfriará, não disse todos e foi que vimos como as pessoas se ajudaram e não mediram esforços, cidades inteiras mobilizadas, para ajudar, caminhões chegando ao sul carretas carregadas com Roupas, alimentos e água.

E o que muitos disse, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Começam a ver que Deus usa pessoas, ah! mais não são evangélicas o espirito de cuidar e ajudar e algo que sempre foi espelhado, na palavra por mais que muitos diz que não a base de nossas vidas e amparadas na bíblia, as regras de convivência as leis, saíram delas, o fato de ser ético e moral está amparado na palavra.

Cada um escolhe amar e cuidar ou não, não podemos culpar outros pelos nossos erros, como também não devemos dar créditos a terceiros pelos nossos acertos.

Mas devemos ter a gratidão a Deus por todos os dias que temos a oportunidade de mudar.

Conclusão:

Olhe para você agora e feche os olhos, pense no que Mateus 13:9-13, quem e você naquela situação, pense você e um dos pecadores que estavam ali sabendo que deveriam mudar, você e um dos discípulos que sabem a verdade sobre a palavra e não se deixa ser enganados por fariseus e seus modos errados de ver a Deus, ou você é realmente um fariseu que olha a vida com um olhar de somos superiores por que cremos em Deus.

Irmãos devemos seguir os passos de Jesus, ele mostrou a todos em um único lugar com suas ações que com a verdade e suas atitudes e em suas palavras, fazem uma mudança, não prometeu, mas sim viveu, a promessa, cuidou amparou disse verdades duras na hora correta, e também palavras de conforto em outras horas, sorriu e chorou, mas sempre viveu por amor de Deus.

Muitos querem colocar Deus em um banco do réus, mas sabemos que sempre há justiça nas ações de Deus, quando ele mandou seu filho, não para que hoje tenhamos em Cristo a salvação, mas para que não morreremos pelo pecado.

28″Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. MATEUS 11:28

Sim, e posso dar testemunho que eu já fui um desses cansados e sobrecarregados, se você está triste passando as suas piores situações ou se você que está no Sul, ore busque, pois passar um problema já e difícil, ainda mais o que vocês estão
passando, mas sem Deus ainda fica pior, tenhamos esperança, fé e:
amor(respeito)
amor(caridade)
amor(oração)
amor(sinceridade)
amor(doação)
amor(fraternidade)
amor(voluntário)
amor(cuidado)
amor(reconstrução)
amor(ajuda)
amor(socorro)
amor(companheirismo)
amor(afeto)
amor(simpatia)
amor(dedicação)
amor(atenção)
amor(consideração)
amor(empenho)
amor(aplicação)
amor(diligência)
amor(benevolência)
amor(zelo)

Deus te Ama, não deixa as situações que podem te ferir, deixar de crer nesta verdade pura, única e simples e, ao mesmo tempo poderosíssima, Deus está enviando ajuda pelo poder da sua oração.

Meus sinceros sentimentos as pessoas que perderam a vida nesta tragédia e minhas orações aos que estão passando essa situação. (Deus proverá).

Sair da versão mobile