Ícone do site Anápolis Informa

Rompimento do ciclo da pobreza em Goiás é enfatizado em reunião dos BRICS na China

A comitiva goiana que participa do ‘Seminário do Desenvolvimento da Era BRICS’, na China, levou a mensagem de que junto a grande capacidade produtiva do estado existe uma política profunda de resgate e inserção social de cidadãos em vulnerabilidade. A responsável por detalhar este trabalho, em reunião ocorrida nesta segunda-feira (6), foi exatamente a pessoa à frente das ações, a primeira-dama, Gracinha Caiado (UB).

Ao lado do governador, Ronaldo Caiado (UB), além do prefeito de Anápolis, Roberto Naves (REPUBLICANOS) e de sua primeira-dama, hoje deputada estadual, Vivian Naves (PP), Gracinha pontuou a educação como ‘agente fundamental para a verdadeira quebra do ciclo da pobreza’.

Ela citou em discurso programas como o Mães de Goiás, que ampara mulheres em extrema pobreza e com filhos pequenos, bem como o Dignidade, que beneficia idosos em extrema pobreza. Gracinha ainda falou sobre o Bolsa Estudo, que combate a evasão escolar, o Aprendiz do Futuro, que foca em adolescentes em vulnerabilidade e o Programa Universitários do Bem – Probem, que concede bolsas de graduação e já atinge 40 mil jovens pobres.

Como comprovações dos frutos já colhidos, a primeira-dama de Goiás ressaltou que existem outros números a se comemorar além do crescimento de 6,6% do PIB goiano, em 2022, que representou mais do que o dobro do nacional. Gracinha citou a queda no indicador da extrema pobreza, que fechou em 1,7% no ano passado. “Esse percentual é o menor registrado no estado nos últimos sete anos e fica abaixo da taxa nacional”, pontuou.

A primeira-dama fez questão de ressaltar que os programas sociais só conseguiram atingir sua efetividade em virtude da parceria feita com os municípios goianos, além do empenho das diferentes pastas da gestão estadual. “Temos certeza que estes números não seriam possíveis se não fosse ostensivo trabalho das áreas de segurança pública, saúde, educação e, claro, geração de empregos”, citou.

Como testemunha da parceria citada por Gracinha, Roberto Naves enalteceu a condução moderna e técnica dos programas desenvolvidos em Goiás. “O que tem sido feito no estado é completar o ciclo. Ou seja, existem profissionais na busca ativa para detectar esse indivíduo, a partir de então ele passa a ser amplamente monitorado. Recebe amparo, sua família passa a ser assistida e durante esse processo ele é capacitado e entregue qualificado ao mercado de trabalho, que por sua vez também oferece boas vagas pelos incentivos fornecidos”, ressalta o prefeito.

Com histórico de serviços prestados de sucesso na área social de Anápolis, como o Voluntários de Coração, Natal de Coração e o próprio direcionamento beneficente do tradicional evento Arraiana, a deputada Vivian reforçou as palavras de Gracinha e elogiou a gestão estadual pelo foco no ser humano.

“O principal motivo do Poder Público existir é exatamente o de cuidar das pessoas e Goiás tem feito isso de maneira elogiável. Esse ambiente me motivou muito a buscar uma cadeira na ALEGO, ou seja, tentar levar o que fizemos em Anápolis para mais cidades do nosso estado e temos tido apoio do Governo para isso”, pontuou a deputada.

ENVIE FOTOS, VÍDEOS, DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES PARA A REDAÇÃO DO, ANÁPOLIS INFORMA ATRAVÉS DO WHATSAPP (62) 98635-7564.

Siga o Anápolis Informa nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok , no YouTube e no kwai Acompanhe!

Acesse este link para entrar no grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DMylAjtICkv99Lcpufeo9O

Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EkR902LV0KS3TzTEMeox49

Sair da versão mobile