A Polícia Civil de Anápolis, em conjunto com o Inmetro, fez na manhã desta quarta-feira (28), uma aferição nas bombas do Posto Xodó, na Avenida Brasil Sul, em Anápolis, após um vídeo de um cliente reclamando do abastecimento ter superado a capacidade do tanque do seu carro ter viralizado nas redes sociais. Após a aferição, ficou constatado que não há nenhuma irregularidade com o posto de combustíveis.
O Procon Anápolis já havia feito as verificações preliminares e não constatou qualquer irregularidade ligada ao fato. A equipe de fiscalização fez aferição da volumetria através do teste de vazão, segundo as normas da ANP.
De acordo com a delegada Dra. Aline Vilela, titular da 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Anápolis, a aferição, tanto a de hoje, como a feita em setembro pelo Inmetro, atestou que o posto de combustíveis é sério e não cometeu nenhuma irregularidade. O que acontece, segundo a delegada, é que há veículos com tanques com capacidade real superior à descrita nos manuais dos fabricantes. “A Rede Carrefour pediu uma auditoria para o Centro Tecnológico de Controle de Qualidade Falcão Bayer e ficou constatada que, em veículos de algumas concessionárias, existe sim uma diferença entre a capacidade descrita no manual e a capacidade real”. A delegada explica que oficiará a concessionária para que esclareça os clientes sobre essa diferença.
O gerente do posto disse que, como trabalha com transparência, não teme nenhuma fiscalização e agradeceu a presença dos fiscais do Inmetro e dos policiais civis e da imprensa, para esclarecer o episódio que, segundo ele, será levado à Justiça para responsabilizar as pessoas que divulgaram o vídeo. A delegada Aline Vilela disse que o inquérito foi instaurado para investigar o caso e que quem divulgou o vídeo pode ser responsabilizado por isso.