As temperaturas em partes da Índia e do Paquistão atingiram níveis recordes, colocando a vida de milhões de pessoas em risco à medida que os efeitos da crise climática são sentidos em todo continente. A temperatura máxima média para o noroeste e centro da Índia em abril foi a mais alta
desde que os registros começaram, há 122 anos, atingindo 35,9ºC e 37,78ºC, respectivamente, de acordo com o Departamento Meteorológico da Índia (IMD). No mês passado, Nova Délhi viu sete dias consecutivos acima de 40ºC, três graus acima da temperatura média do mês de abril, segundo meteorologistas da CNN.
Em alguns estados, o calor fechou escolas, danificou plantações e pressionou o fornecimento de energia, já que as autoridades alertaram os moradores para permanecerem dentro de casa e se hidratarem. A onda de calor também foi sentida pelo vizinho Paquistão, onde as cidades de Jacobabad e Sibi, na província de Sindh, no sudeste do país, registraram altas de 47ºC na sexta-feira (29), segundo dados compartilhados com a CNN pelo Departamento Meteorológico do Paquistão (PMD).
Segundo o PMD, essa foi a temperatura mais alta registrada em qualquer cidade do Hemisfério Norte naquele dia. “Esta é a primeira vez em décadas que o Paquistão está experimentando o que muitos chamam de ‘ano sem primavera’”, disse a ministra de Mudanças Climáticas do Paquistão, Sherry Rehman, em comunicado.
As temperaturas na Índia devem diminuir nesta semana, disse o IMD, mas especialistas dizem que a crise climática causará ondas de calor mais frequentes e longas, afetando cerca de um bilhão de pessoas nos dois países. A Índia está entre os países mais afetados pelos impactos da crise climática, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
“Esta onda de calor é definitivamente sem precedentes”, disse Chandni Singh, autor principal do IPCC e pesquisador sênior do Instituto Indiano de Assentamentos Humanos. “Vimos uma mudança em sua intensidade, sua hora de chegada e duração. Isso é o que os especialistas em clima previram e terá impactos em cascata na saúde”.
Alguns estados indianos, incluindo Bengala Ocidental e Odisha, anunciaram o fechamento de escolas para lidar com o aumento das temperaturas. “Não temos um plano de ação para o calor e há lacunas no planejamento”, disse Singh. “Você só pode se adaptar até certo ponto. Esta onda de calor está testando os limites da capacidade de sobrevivência humana.
Fonte CNN
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do , Anápolis Informa através do WhatsApp (62) 98635-7564
Olá pessoal do inscreva-se no nosso canal do YouTube clique no link abaixo https://youtube.com/channel/UCTP73sfxbCN0r0tvBZEozXg
Acesse este link para entrar no grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DMylAjtICkv99Lcpufeo9O