“O RIO DA VIDA CORRE NO ORIENTE E NO OCIDENTE”

Apocalipse 22:1

Para começar quero apresentar dois Profetas de Deus cujo a Revelação de Deus foi tremenda em suas vidas, de nomes Ezequiel e Daniel.
Os dois foram parte do grupo que foi levado para a Babilônia.
Ambos falaram aos seus contemporâneos, falam a nós hoje, e algumas de suas profecias ainda vão se cumprir.

Ezequiel. Seu nome significa “Deus fortalece”. Era de uma família de sacerdotes. Aos 30 anos, recebeu o chamado para ser profeta (Ez 2.1-3).
Profetizou de 593 a 571 a.C

Deus o avisou que sua missão seria difícil (Ez 2.3). Falar de Deus e ainda condenar os pecados de pessoas que já estão num exílio, totalmente descrentes e sem Fé em Deus, não é fácil!
Mesmo assim, Ezequiel foi fiel na transmissão das palavras que Deus lhe concedia. Deus o levou em lugares e mostrou em visões tão extraordinárias e sobrenaturais.

Em uma das passagens do livro do Profeta Ezequiel temos, uma das visões mais conhecida delas, o vale de ossos secos (Ez 37.1-14), que abordaremos com mais detalhes em outro momento de devocional.

A expressão dita varias vezes “saberão que eu sou o Senhor” aparece 32 vezes no livro, o que comprova quanto Deus queria restaurar Seu povo! (Ezequiel 39.7) é o texto chave do livro.

⁷ E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e os gentios saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel. Ezequiel 39:7

Este simples esboço nos ajuda a ter uma visão geral do livro.

  • Antes do exílio → Capítulos 1-24
  • Durante o exílio → Capítulos 25-32
  • Após o exílio → Capítulos 33-48

Daniel, cujo nome quer dizer tem como significado “Deus é meu juiz”, nasceu numa família nobre de Judá. Seus pais lhe ensinaram o viver no temor e a fidelidade ao nosso Eterno Deus.
As provas pelas quais passou as perseguições e suas ações nos momentos de aflição, quando jovem na Babilônia, demonstram quanto a lei do Senhor estava enraizada e gravada no coração daquele jovem e um local totalmente hostil e desconhecido, ele entendeu que o único e verdadeiro companheiro era prá ele nosso Deus.
Foi contemporâneo de Jeremias e companheiro de exílio de Ezequiel (Ez 14.20). Profetizou por 70 anos, Daniel serviu um total de cinco reis babilônios e dois reis medo-persas. No governo de três deles, Nabucodonosor, Belsazar e Dario, ele serviu como primeiro ministro.

Podemos dividir a profecia de Daniel em duas partes.

  • Capítulos 1-6 → Vivendo na Babilônia
  • Capítulos 7-12 → Profecias para Israel e outras nações

Ezequiel e Daniel nos ensinam que é possível ser fiel a Deus em terra estranha, num palácio imperial e no meio de um povo rebelde. São 60 capítulos (Ezequiel, 48 + Daniel, 12), que Demostra o quanto Deus e soberano, e usa aquele que a Ele e Fiel, não importando o lugar a dor a aflição o medo ou sentimento no que alguns momentos nos distância de Deus

Vamos ter como base capitulo 47 de Ezequiel.

No capitulo 47 do livro do Profeta Ezequiel, nos encontramos uma descrição detalhada do Rio da vida que fluirá do templo durante o Milênio.

O Senhor Deus faz uma revelação profunda ao Profeta Ezequiel, as águas vindas do Templo. São águas especiais. Por onde quer que elas passem há vida do que creem, haverá cura, haverá restauração e haverá abundância. Quando lemos o texto da palavra de Deus, nota-se que Ezequiel fica receoso no início, de entrar nestas águas. Mas o anjo o conduz para cada vez mais fundo. E em dado momento Ezequiel precisa nadar nas águas do Templo.

Mas o que Deus quer nos Falar neste contexto.

Essa descrição da água corrente é frequentemente usada na Bíblia para representar a vida e a purificação, e mudança na vida de uma pessoa. Neste capítulo, a água do rio da vida simboliza a vida eterna que flui da presença de Deus e traz purificação e cura para todas as coisas.

É importante notar que a água flui do templo, o lugar onde Deus habita, mostrando que todas as bênçãos, milagre, vitorias, misericórdias têm origem em Deus e sua presença. Algo semelhante à cidade celestial, a Nova Jerusalém, que tem as árvores-da-vida nas margens dos rios da água da vida que fluem do meio das ruas, passando pelos por­tões de pérolas até a nova terra (Ap 22.1-3), aqui as árvores eram vistas de ambos os lados do rio.

¹ E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. Apocalipse 22:1

Nas nossas vida, Deus está sempre nos convidando a mergulhar em suas águas. Nas águas que fluem do seu Trono. Mergulhe na correnteza de Deus. É uma corrente de bênçãos, vida e vida em abundância.

No início vemos aquela águas correndo ao nosso lado, vendo e sentindo o Espirito Santos se mover, e pensamos estar muito longe e não notamos o quão perto está, Deus em nenhum momento disse que o que ele tem para nos e poucos e ainda, somente para alguns, não, Deus disse:

¹⁷ Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão. Provérbios 8:17

¹³ E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13

² O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará. 2 Crônicas 15:2b

⁷ Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Mateus 7:7

Todos temos acesso a essas águas maravilhosas que descem do trono de Deus devemos primeiro ajoelhar, buscar ao Espírito Santos em oração, humilhar-se diante de Deus, com a boca no pó, assim nossas mãos, conseguirá tocar as águas, e você beberá dessas águas, e não sentirá mais sede, mas Deus e muito e muito mais misericordioso, ele que nos mergulhamos nessas aguas, que ficamos encharcados do Espírito Santo, como os Discípulos ficaram no dia de pentecostes, muitos vão dizer, mas eram os discípulos e era necessário naquela época ser assim, irmãos a palavra de Deus não disse que o poder do Espírito Santo cesaria depois daquele momento, mas Jesus Cristo disse:

¹⁵ Se me amais, guardai os meus mandamentos.
¹⁶ E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
¹⁷ O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
¹⁸ Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
¹⁹ Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
²⁰ Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
²¹ Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
João 14:15-21

João descreve o nosso amado Jesus Cristo disse, não estamos órfãos, irmãos, os céus se abriu diante, de Cristo de Ezequiel de Daniel, e Deus deixou o Espirito dele, sobre nos, e haverá ainda muitas manifestações pelo Espirito Santo na vida daqueles que creem Nele.

Quando buscamos a Deus, há momentos que nos sentimos só, a um levante do maligno para nos destruir no início, pois, ele sabe que e o momento que estamos, mais frágeis, mas devemos perseverá na presença do Nosso Deus.

A cura e a vida que vêm da água e seus frutos ?

O texto “versículo 7”, também descreve as árvores frutíferas que crescem ao longo das margens do rio da vida, produzia frutas comestíveis e folhas que curam. Essa descrição mostra o quanto e maravilhosos estarmos perto desse Rio da vida que e Deus, quando estamos perto dele vivemos é um tempo de abundância(Espiritual) e prosperidade, e que todas as nossas necessidades são supridas pela presença de Deus, um ponto aqui e quando estamos perto de Deus e que se ainda não chegou algo e por que ainda não e o momento.

A referência às folhas curativas, mostra que a vida eterna traz cura completa e restauração, o esplendor de Deus, sua formosura e demonstrada pelas visões deste poder que emana do trono do Pai.

Descrevo a vos que alguns detalhes sobre estás arvores e seus frutos, e folhas:

  1. As arvores darão fruto.
  2. Suas folhas não cairão. Isso significa que elas serão árvores frutíferas sempre verdes.
  3. O seu fruto nunca acabará, pois as árvores produzirão em abundância.
  4. Novos frutos serão produzidos a cada mês, e não a cada ano.
  5. As folhas servirão de remédio. Haverá qua­lidades de cura e preservação da vida nessas folhas que levarão o corpo humano a viver para sempre, sem doença e enfermidade.

O Rio da vida também é descrito como fluindo para o leste e para o sul, até a foz do Mar Morto.
A água do rio da vida flui para o Mar Morto, tornando-o doce e cheio de vida, permitindo que peixes vivam em suas águas e os pescadores colham uma grande quantidade de peixes.
Esse milagre da transformação da água salgada em água doce é uma demonstração do poder de Deus e sua capacidade de trazer vida mesmo aos lugares mais mortos e estéreis, assim como demonstrado no vale de ossos secos (Ez 37.1-14),
Deus tem o poder de fazer coisas maravilhosas, hoje a um fenomeno que está acontecendo ao lado do Mar Morto Bolaines, mas aqui destacamos o que Deus consegue mudar a vida de uma pessoa, trazendo vida aonde a somente sequidão e morte,

Quero destacar alguns motivos que devemos meditar em Ezequiel Capitulo: 47

  1. Pela presença de Deus em nossas vidas
  2. Por uma vida de experiencias com Deus
  3. Pela justiça e amor entre as pessoas
  4. Pela restauração e cura
  5. Pela sabedoria do Ceus pelo Espirito Santo
  6. Por entender que o que julgamos sem fruto, perto Deus pode ter vida e vida em ambudancia.
  7. Que o que Deus quer pra nos e muito mais do que imaginamos.
  8. Que o Epirito Santo, está em nossas vidas pelos frutos Dele.
  9. Pela comprensão de que a vida espiritual em Deus deve ser um objetivo do Cristão.
  10. Que buscar a essas águas e um exercicio diário de comprometimento e humilhação na presença de Deus.
  11. E que devemos em todas as situações desesperadoras que sejam, crer totalmente n`Ele

Para concluirmos busque a Deus sobre todas as coisas e verá a glória imensurável aos olhos humanos, Daniel e Ezequiel, viveram em lugares diferentes em seu cativeiro, mas não foi a bonança ou falta, que os fizeram deixar de crer em Deus, não foi a dor da perda, ou a incerteza que deixaram a fé dos dois serem abaladas, não devemos colocar desculpas em nossas ações que diminuem Deus nas nossas vidas ou culpar terceiros pela falta dela, ou em questões sociais, ou falta de afeto, ou até a solidão.

Não quero citar a bíblia ou homens e mulheres de Deus, que seus nomes ficaram gravadas na palavra do nosso Senhor, mas deixo com vocês irmãos um fato de como Deus muda uma vida, no momento que está passando os momentos mais dificieis, onde a sua esperança poderia estar abalada dentro de um hospital a poucos minutos de ir para uma cirugia complicada e que poderia não resistir, e muitos dizem, mas Deus não e tão poderoso, para curar e mudar e nem precisar de uma cirurgia, Deus tem suas formas de agir, não cabe a nós com nossa visão limitada tentar julgar ou entender, devemos somente confiar Nele em todos os momentos ou situações.

Hoje vejo nos olhos daquela irmã e sentimos que algo mudou profundamente na sua fé, mudou na sua família, hoje o Deus que servimos eu, você e nossa irmã, e muito mais forte na vida dela, sabe porquê? Ela mergulhou naquele Rio que nasce no trono de Deus, sem buscar desculpas ela confiou e essa confiança a tornou uma pessoa com mais intimidade com Deus.

Vamos igreja viver o proposito com Deus.