“O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A IGREJA DA NOSSA GERAÇÃO”

Introdução

Estamos vendo na atualidade, grandes escândalos sobre a igreja, ou em outros momentos, uma igreja nem morna mais, entretanto totalmente fria, proibindo até um, glória a Deus, não pode bater palmas e um, aleluia e tão raro, que quando um visitante dar um, aleluia, a igreja assusta, e se tiver um, glória a Deus, os mais novos perguntam aos pais ou anciões o que e isso, e a resposta isto e algo que acontecia na “igreja primitiva”.

Irmãos se fomos tratar esse assunto na totalidade, teríamos que dividir estes temas em vários partes, ou até mesmo pode se escrever um livro sobre o assunto, falar sobre as igrejas da ásia, no livro do Apocalipse e descrever, todas as cartas de Paulo, uma a uma e compilar vários problemas da igreja primitiva e que hoje aparenta ainda ter outros, que consomem a igreja, externos e internos.

Mas hoje quero focar em um problema grande que e Descrito por Paulo, na segunda Carta a Timóteo, no capítulo 2, quero focar em duas partes deste capítulo:

Primeira parte:

11 Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viverá;

12 Se sofrermos, também com ele reinará; se o negarmos, também ele nos negará;

13 Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. 2º Timóteo 2:11-13

Segunda parte:

20 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.

21 De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.

22 Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 2º Timóteo 2:20-22

Antemão quero lembra algo a todos os irmãos que estão lendo está devocional.

“O evangelho é maior que os obreiros. Estes passam; o evangelho permanece.”

Quero aqui descrever um pouco sobre a segunda carta de Paulo a Timóteo, pois nunca devemos escrever nada sem entender o contexto da mensagem escrita nesta carta.

Contexto da Segunda Carta de Paulo a Timóteo.

Essa é a carta final e mais pessoal de Paulo, Paulo estava aprisionado e ela dirigindo ao seu querido colega de trabalho e protegido o jovem Timóteo. Perceber que a situação de Paulo mudou e para pior ele está preso em Roma o que poderia se referir ao seu tempo em prisão domiciliar mencionado no capítulo 28 de Atos(descreve Malta a picada da víbora e chegada a Roma).

Paulo diz que está no meio do seu julgamento do tribunal e isso não está indo bem ele tem certeza de que não irá sobreviver. Nesta situação obscura Paulo apela para a Timóteo que parece ainda estar em missão em Éfeso, Paulo pede a Timóteo para vir ficar com ele na prisão para poder passar a missão de criação de igrejas que ele iniciou.

Paulo começa agradecendo a Deus por Timóteo e sua família especificamente por sua avó Loide e sua Mãe Eunice elas emergiram o jovem Timóteo na história das escrituras do antigo testamento ela suscitara nele uma profunda fé no messias Jesus Cristo, assim por causa dessa fé sólida, Paulo oferece a Timóteo seu primeiro desafio, ele exorta a rejeitar qualquer tentação de se envergonhar das boas-novas. Sobre Paulo que está sofrendo na prisão justamente por anunciá-los, anunciar o evangelho verdadeiro Jesus Cristo é a Salvação.

A razão pela qual Paulo precisou enfatizar isso é pelo estigma negativo que ele ganhou dadas a quantidade de vezes que esteve na prisão isso fez com que muitos dos colegas de trabalho do Apóstolo Paulo, duvidassem da sua vocação como Apóstolo, Paulo menciona dois homens Fígelo e Hermógenes eles desertaram Paulo, pois ficaram com vergonha de estarem associados a ele que naquele momento era acusado de vários crimes, entre ele a queima de Roma.

O próprio Paulo sofre agora em uma prisão em Roma, sofrimentos e sacrifícios são inerentes à vida cristã e essa razão que a ressurreição de Jesus é o fundamento da esperança cristã, ou como Paulo colocará nesse poema muito poderoso e breve:

  • Se morremos com ele então viverá com ele.
  • Se aguentarmos o sofrimento então reinaremos com ele.
  • Se o negamos ele nos negará se formos infiéis ele permanece fiel, pois ele é incapaz de negar a sua própria natureza.

Eles atacaram e corromperam o número de mulheres influentes da igreja provavelmente essas mulheres são aquelas ricas com as quais Paulo teve que lidar na sua primeira carta a Timóteo ele não fornece muitos detalhes sobre a má teologia dos mestres, Timóteo já sabe disso.

Paulo convida a Timóteo a levantar líderes fiéis os quais ensinaram as verdadeiras boas novas de Jesus Cristo, eles devem evitar os argumentos sem sentido o resultado dos debates dos mestres em contraste Timóteo a sua equipe de liderança devem manter é importante aquilo que é importante eles devem se concentrar na história central e na mensagem das escrituras que nos dias de Paulo significava primeiramente o Antigo Testamento.

Sendo assim, a segunda carta a Timóteo permanece como um lembrete de que a vida influente a missão de Paulo foram marcadas pelo desafio pelo sofrimento e pelas lutas persistentes seguir jesus envolve risco e sacrifício significa viver a sua vida com tensão, desconforto e essas coisas não são o sinal da ausência de Jesus, pelo contrário como o Paulo descobriu com gerações de Cristãos após ele que exatamente naqueles momentos sombrios e difíceis o amor e a fidelidade de Jesus podem se tornar mais tangíveis e reais e é disso que se trata a segunda Timóteo e a última carta de Paulo.

Embora Timóteo fosse jovem, tímido e doente, estava à frente da grande igreja de Éfeso, capital da Ásia Menor. Aquele era um campo minado pelos falsos mestres e um território de gigantescas lutas espirituais. Como numa corrida de revezamento, Timóteo precisava receber a tocha do evangelho e passá-la adiante com fidelidade e senso de urgência. Timóteo deveria guardar o evangelho intacto. Nada pode ser acrescentado ao evangelho nem ser dele subtraído.

Qual o maior motivo das nossas igrejas estarem neste estado atual é:

A Igreja atual, não se difere muito da igreja de Éfeso, naquele momento, porém podemos ainda adicionar muito das questões atuais, também descrito na igreja de Corinto, que Paulo exorta a igreja ainda mais.

Nota-se nas cartas de Paulo, um problema que estava afligindo a igreja era os falsos mestres, ensinamentos e as questões pessoais dos que estavam pregando a palavra naquele tempo. Lembrando:

“A pureza da fé é a garantia de sua permanência. Quando o evangelho perde sua pureza, perde também seu poder e sua eficácia.”

Paulo descreve em sua carta e define, cada servo, como vasos, aqui uns de honra e outros para desonra escrita em 2º Timóteo 2:20. O que descreveremos aqui se baseia em parte de uma pregação da nossa Irmã Izabel Ferreira, Evangelista da IPDA(Igreja Pentecostal Deus e Amor), esta pregação com mais de 10 anos, mas é tão atual quanto o que Paulo nos diz na Carta ao seu amigo, Timóteo.

Os vasos de Ouro, Quem são esses na Igreja e o mal poderem gerar?

Paulo disse para Timóteo olha ele não entrou a fundo, mas ele disse Timóteo se você quiser você pode ser um vaso de ouro(mas não seria bom).

Porque o ouro ele tem sinônimo de poder e também sinônimo de beleza, uma vez que você já tem o poder e você tem a beleza automaticamente você descarta a graça de Deus automaticamente você descarta o que Deus tem para ti.

Quem é na Bíblia que pode ser comparado com o vaso de ouro?

Podemos destacar aqui alguns que se acharam maior e melhores do que o seu chamado e a dependência de Deus, Saul foi um desses, ao rejeita a Deus, Deus o rejeitou, e mandou o Profeta Samuel Ungir o menor da casa de Jessé, Davi.

O vaso de Ouro busca fã dentro, da igreja esses não está olhando para Deus, mas na beleza e nas suas forças, isso deixa Deus triste, pois Deus quer servos fieis a Ele, não ao vaso, pois o vaso também é servo. E se Deus está triste, como esteve com Saul, sabemos que Deus não tem compromisso com vaso de ouro, pois o vaso de ouro não tem compromisso, com Deus.

Os vasos de Ouro querem sempre estarem em um local de destaque, e se o mesmo não estiver, sempre terá aquelas, palavras que :

  • Se eu sair daqui aqui acaba.
  • Se eu sair do louvor o louvor não tem unção,
  • Se eu não pregar Deus não fala, Deus somente me usa nas revelações e mais ninguém, o resto e tudo da “carne”,

tem em sua mente que tudo ali e por ele e para ele, e nos sabemos que Tudo e para Ele e por Ele(Deus).

Os vasos de Ouros, não gostam de perder seus fãs, caso isso aconteça a guerra está armada, vão sair mais, logo vão voltar humilhados, eu vou orar para isto acontecer.

Os vasos de Ouro, não gostam que seus fãs, vão em outro vaso, ou visite outra igreja, se forem vocês vão perder as bençãos.

Nunca entenderemos como a cabeças dos fãs e não servos de Deus funcionam, estão com a bíblia, na mão e não questionam e não mudam, estão sempre na mão do vaso de Ouro(Na mão do Homem).

Os vasos de Prata, Quem são esses na Igreja e o mal poderem gerar?

O vaso de Prata que é quase igual ao de Ouro, mas não conseguiu a beleza necessária, este só serve para, embelezar se você polir um pouquinho até que o brilho daqui a um tempo passa tudo, Que tipo de Crente é esse na Bíblia, a evangelista Izabel Ferreira destaca Geazi.

Geazi é o tipo de fácil que ele só, aparece porque estava ao lado dele que era o profeta Eliseu, Mas Geazi não buscava nada de Deus, não tinha Unção de Deus, era prepotente era exaltado.

Geazi tinha um ato de perguntar vai tudo bem contigo você sabe aquele, pessoas que quer saber da sua vida disfarçado, É isso mesmo é aquele que gosta de uma fofoca, sempre pergunta, questões sobre a vida de alguém:

  • Nossa como foi o culto hoje…
  • Quantas pessoas teve…
  • Quais revelações teve…
  • Você foi revelado por Deus…
  • Quem estava lá…
  • Quantas vezes Deus falou contigo…
  • Recebeu uma profecia de Deus, qual?…

Esse vaso sempre está precisando de algo, sempre busca no homem o que deve buscar em Deus, sabe totalmente disso, já teve muitas experiências, com Deus, mas mesmo assim não muda, Deus abençoa a todos que ele, ama, mas temos que entender que Deus e Justo e na maioria das vezes esse vaso estará no deserto, pois deve descer a Deus.

Muitos desses vasos, possuem dons do Espírito Santo, cura, palavra, canta com unção, mas como precisa do vaso de Ouro, para sobreviver, os mesmos se distancia de Deus, e fica olhando para o vaso de Ouro.

Esse vaso quando tem cargo ele, balança, mas se outro estiver ali na frente, ou uma pessoa que ele não gosta, nem da glória a Deus, mas se é alguém que ele gosta, ele até busca e leva o vaso, pois quer estar ao lado dessas pessoas, mesmo sabendo que a outra pessoa e um vaso de Ouro, ai esse vaso de prata se torna um fã dele, não tem coragem de sair da mão do homem, na maioria e medo, pois o vaso de prata perde seu brilho.

Este vaso, na maioria das vezes estará desviado de Deus, mesmo estando na Igreja, e ouvindo a palavra, todo dia, a palavra de Deus não chega ao coração, nem se o vaso de honra que estiver pregando, pois, não consegue ver o Espirito Santo em sua vida.

Na maioria das vezes tem um problema, para cada solução, e sempre a luta dele e maior que as dos demais.

O vaso de Madeira, esse e o pior, na Igreja.

Paulo disse e também tem um vaso de madeira e esse segura o cinto que esse é triste. A madeira para você extrair a mesma, você tem que fazer um desgaste na natureza tem que derrubar arvore, para ele ser vaso ele tem que derrubar o outro, para ele ser vaso ele tem que acabar com o outro(reputação, mentira, intriga, brigas, contendas), ele se acha sempre especial.

– Meu Deus! Isso está errado em nome de Jesus esse demônio vai cair por terra.

Deus quer levantar os adoradores que adoram em Espírito e em verdade, Este vaso em muitíssimo momentos derrubam arvores que estão dando fruto, Deus não mandou ninguém derrubar sabe por quê Porque ele não precisa disso, quando Ele quer ele levanta, mas quando ele quer ele derruba, ele não precisa de você vir com a machadinha da Fofoca. Machado da calúnia, quem está nele, ele estará com ele, a mais se Deus está com o vaso ele não vai sentir a dor, a dor sempre será sentida, mas ele está firme na rocha que e Cristo.

18 A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.

19 Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.

20 Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!

21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai” que está nos céus. Mateus 7:18-21

Todo o poder é dele a autoridade é dele, a madeira quando entra em contando com a água ela incha. Na bíblia vemos o Espirito Santo, descrito como fogo, vento, água, pomba é azeite.

A água faz parte do Espírito Santo se ele tiver muita presença do espírito santo o contato com a água ele incha.

Olha aí ele fica tão inchado que ninguém suporta o vaso de madeira ele não serve para muita coisa você já viu aquela pessoa dá uma oportunidade para ela pregar, ele conta aos 4 cantos. Olha eu tenho uma palavra lá que arrombou tudo eu tenho uma palavra lá que abalou tudo olha eu preguei naquele lugar eu vou te falar uma coisa depois daquele congresso ali eu não prego em congresso pequeno, não depois daquela vigília ali eu não vou subindo em qualquer lugar não, ele vai ficando inchado Ele acha que ele tá! Tão usado Ele tem tanta presença com o espírito santo que ele acha que não pode ter comunhão, mas com os irmãos na igreja ele se acha o melhor. Passa e nem olha pro lado, sente o “poder de Deus em pessoa” .

Quando você realmente tem a presença do Espírito Santo, podemos citar um vaso chamado João Batista, João Batista era primo de Jesus você acha que Jesus não brincava com João Batista, você acha que Jesus não passou a infância com João Batista. João Batista poderia chegar lá no deserto da Judeia e dizer olha vocês me ouvem porque eu sou primo de Jesus Cristo. Mas João não fez isso a Bíblia diz que quando perguntava se ele era Jesus ele falou eu não sou nada, somente sou uma voz Que Clama No Deserto, João Batista tinha tudo para poder ser exaltado, mas olha o que ele disse:

30 É necessário que ele cresça e que eu diminua.

31 Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos. João 3:30-31

Outro ponto a madeira vai queimar, quando o Espirito Santo, vem como fogo esse vaso queima, fica destruído, não pula, não canta, não prega, esses vasos ama mais gerar contendas, mentiras, e outras coisas que desagradam a Deus, do que o testemunho fiel do Evangelho, mas quando vc olha para ele, aparenta está tudo bem., mas o seu coração e sua mente está sempre pensando, em como farei algo, para olharem para mim, não brilho como ouro, e não sou de prata para ser polido.

Esse vaso se chamar atenção acabou, ta aqui minha credencial, se quiser vai la em casa.

O vaso de barro, e sobre a obra-prima de Deus.

Somente Deus tem a capacidade de buscar esse vaso, somente sai esse vaso, no fundo do poço, o que veio da lama, ele passa e passou pelo processo, ele sai do meio do (sofrimento) e Deus o buscou, somente o oleiro, vai onde tem barro para fazer vaso de honra Jeremias 18:4-23

Esse e o vaso que Deus quer honrar, pois, esse vaso honra a Deus, se este vaso e pregador ele somente fala o que Deus quer falar, não o que o povo quer ouvir. Esse vaso sabe que precisa esperar o tempo, de molho, por que Deus está te preparando, este passa pelo deserto, chorando e, em simultâneo, agradecendo. Esse vaso sabe que está na roda, e sabe que virá lutas de todos os lados(perseguição na igreja, os outros vasos não gostam dele), ele sabe que está indo para fornalha, ele sabe que vai se tornar alguém diferente, pois a fornalha para o vaso de barro não queima, somente purifica.

Aonde e que vc for Jesus irá contigo, tem algo diferente na vida dessa Pessoa. O vaso de honra não precisa dizer nada a sua presença, já deixa os vasos de (Ouro, prata e madeira), totalmente desconfiados e desconcertados. O vaso tem compromisso com Deus o poder de Deus está sempre dentro da validade no vaso(Cheio do Espírito Santo), ele não busca a vaidade, somente busca a Deus.

Deus quer vaso de Honra, o vaso entende que necessita totalmente Dele, de Deus.

Conclusão:

A vários tipos de vasos na igreja isso e algo natural, Paulo descreve, como o, a igreja, e um corpo, e desta forma cada um tem sua, função como membro da Igreja, e como vasos devemos sempre procurar o melhor amparado em Cristo, pois somos membros e temos nossas responsabilidades. Devemos a cada dia buscar a Deus, e o Espirito Santo para nos dar sabedoria, buscar a leitura da bíblia(Palavra de Deus).

Há um vazio enorme no mundo hoje. Por onde muitos não estão conseguindo ler a Palavra de Deus, isto está tornando os acontecimentos na igreja e nas nossas vidas, muitos acham que e somente acaso, mas cumprimento da palavra de Deus, para todos os lados sabemos que a volta de Jesus, está perto, sabendo disse devemos nos preparar, se não quisermos passar momentos com Deus aqui na terra, como poderemos querem passar a eternidade com Ele?

A igreja está sendo alvo neste momento dela propria, pois as forças malignas estão colocando um modelo em Filmes, livros e também na educação(até em Universidades), que retira Deus de tudo que nos rodeia, e colocando questionamentos na mente dos cristãos e não cristãos, tipo:

  • A mais isso…
  • Mas aquilo…
  • Tem falsos profetas…
  • Tem pessoas que usam a Deus…
  • Tem pessoas que só querem o dinheiro…
  • Tem pessoas que só querem se promover…
  • Tem pessoas que fazem qualquer coisa, para esta no poder da igreja…
  • Tem pessoas em pecado na igreja…
  • A minha igreja não é perfeita…
  • A revelação e tudo questão de lógica e phishing…
  • Deus não existe e somente para enganar as pessoas…
  • Perda de tempo ir à igreja…
  • Não vai naquela igreja, aquele Pastor não e usado por Deus…
  • Aquela igreja só quer te usar…
  • Ninguém naquela igreja está se importando com você…

Irmãos, somos pessoas e como pessoas somos totalmente, movidos pelas nossas fraquezas, erraremos com certeza, já caímos ou cairemos, sim. Mas servir a Deus e entender que Deus não ama o pecado e nem o aceita, mas ama o pecador e o quer, pois, ele pagou muito caro por vc, ele morreu por mim e por você, o maligno irá a todos os momentos tentarem manipular a sua mente e coração.

Estão sempre apontando para a religião, para a comunhão que sempre e foco, mas irmãos nada grande e feito, sozinho, e a salvação, e a maior e melhor que podemos fazer, e sozinhos, e impossível chegar lá, devemos estar em Cristo amar ao próximo sabendo que ele pode errar, e perdoar se necessário. Onde na bíblia, que Deus disse que diferiria, do que eles estão falando?

Sim, Tera tudo isso na casa de Deus, as pessoas tentando se promover a outros que querem se dar bem, mas lembre-se, neste meio haverá vasos de honra, pessoas cheias do Espírito Santo, vasos que tem proposito com Deus plenamente e Deus tem proposito com o “Servo Fiel”, ele a esta conosco, ele quer que sejamos restaurados, não acreditar e um direito seu, mas acreditar e um dever nosso.

Ore, jejuem, busque ao Espírito Santo, Leia a palavra, existe uma revelação maior que e a palavra. E se alguém chegar em vos e dizer ao contrário, ou usar algo sem contexto, ore leia busque a Deus, converse com pessoas mais velhas e que você se inspire pelo Espírito Santo, abrem a bíblia junte e leiam, e todas as dúvidas começarão a sumir, pois, temos em nossa mão, a verdade e dentro do nosso coração está Cristo, você aceitou a Cristo não ao homem.

Não defina Deus por pessoas que não tem compromisso com Ele, Ele tem compromisso com quem a ama e quer fazer o que por Ele foi chamado, a pessoas que querem ser Pastores e ter cargos, mas em nenhum momento, perguntou a Deus se ele tem a marca do chamado de Deus, e em muitos momentos, escandalizam o evangelho, com ações que não estão amparadas, na verdade que e o Espirito Santo Neglicenciado, por essa muitíssimas igreja que estão doentes, e muitas nem sabem que estão, e se não sabem, não procuram tratamento, com o médico dos médicos.

Mas lembre-se, o vaso hoje de desonra ou a igreja doente, tem em Jesus Cristo a ronavação e a mudança, e amanhã poderá ser um vaso de honra e uma igreja sadia, todos que o mesmo proposito, que e adorar a Deus em espírito em verdade.