“O CRISTÃO FIRME COMO AS RAÍZES DO CEDRO-DO-LÍBANO”

Em Salmos 92:12, encontramos a seguinte passagem:

“O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano”

Introdução

Vivemos em um mundo em que a crise moral que se abateu sobre o ele. Vemos uma inquietação perturbadora nos corredores do “poder“.

Alguns de nossos representantes políticos estão num profundo atoleiro moral, vivendo na lama da moral.

Nosso parlamento(a casa das leis) vivem dias tenebrosos, nossas instituições ficaram abaladas, nossa credibilidade moral cambaleante.

As investigações das comissões parlamentares de inquérito descobriram abismos escuros, fossos profundos e esquemas de corrup­ção criminosos.

A ganância insaciável, o despudor moral e o senso de impunidade produziram um esquema de corrupção vergonhoso, nunca antes visto em nossa nação.

Uma sociedade que ama, mais os que ganham dinheiro fácil, do que os honestos que trabalham, dão mais crédito, aos participantes de programas que não somam a nossas vidas ou ainda pior a nova onda “Influencers”, sem nenhum contexto, fazem o querem somente por likes ou por seguidores, até ofender a fé de terceiros.

Os aplicativos de apostam a cada dia cresce, sobre a sociedade, gerando um montante em dinheiro jamais vistos, sites de pornografia, gerando tantos valores que podem se dar ao luxo de patrocinar grandes clubes de futebol, e no final ouvimos, denúncias, denúncias e denúncias, mentiras sendo feitas em verdades e verdades sendo contadas como mentiras.

Rumores de Guerra e Guerra, defesa, defesa e defesa, cada um contando uma história.

Acusações sobre crimes bárbaros que são esquecidos, campanhas feitas sobre pretexto e esquecidas após alcançado o objectivo, mas o objetivo está escondido, como escrito no Salmos 139 :

SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.

Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.

12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;

23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.

24 E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Como estão suas raízes?

O Cedro-do-Líbano é uma árvore comum em regiões montanhosas e de clima mediterrâneo. Essa árvore cresce devagar, mas alcança uma grande altura, sendo considerada uma das maiores árvores, podendo chegar a 40 metros.

Uma curiosidade sobre essa árvore é que, nos primeiros 3 anos de vida, a raiz dela chega a quase 2 metros de profundidade, mesmo que sua altura esteja em cerca de 5 cm nessa época. Somente quando sua raiz está bem fundamentada e segura, a árvore começa a crescer em altura. E é esse ponto que eu quero trazer hoje.

Esta árvore não precisa mostrar a todos no primeiro momento como ela ficará grande. Esse período é dedicado para o seu firmamento, para ela ficar forte na base. A raiz bem fundamentada é o que impede que ela cresça frágil, só assim ela chegará à altura final com segurança e força.

Mas por que fizemos essa introdução, estamos diante de um momento complexo, para os cristãos, estamos sendo a todos os dias bombardeados de todas as formas possíveis.

O mal se espreita sobre nós, temos de enfrentar, nossas fraquezas, nossa mente, o mundo e conflitos internos nas próprias igrejas.

Em todo tempo de vida que tenho e nesses mais de 30 anos de cristão, me deparei com a maior questão da minha vida.

Como estavam minhas raízes?

Aparentemente uma pergunta simples, mas com uma resposta que podem nos desmoronar nosso mundo ou o que acreditamos estarmos seguros.

Muitos hoje estão na igreja com suas raízes expostas, outros firmados em pessoas, outros firmados me pastores ou lideres religiosos outras suas raízes nem cresceram, e o “vento já vem”.

Vou contar uma história pequena e poder nos ajudar a entender o que estou dizendo e o motivo daquela pergunta que fiz a mim.

No início do milênio, nos primeiros anos deste seculo, aconteceu algo em uma igreja da minha cidade, está igreja era a mais conhecida, e dentre essa igreja havia um pastor cujo “Poder do Espírito Santo” era algo maravilhoso, demônios caiam, pessoas eram curadas, haviam conversões e batismos com Espírito Santo, havia vigílias, varias vezes, dezenas de irmas oravam ao pé do altar antes do Culto, e no momento da pregação era algo formidável ver Deus operar ali naquele, local, julgo que depois daquele tempo nunca vi algo parecido.

Aquele Pastor era reconhecido em todas a cidade e também em outros países, uma honra que poucos tem na presença de Deus, Deus deu uma missão para ele, que era cuidar dos soldados que ele estava colocando na mão dele, os obreiros Deus liberou um poder nas mãos deles que até hoje você ver Deus se mover.

Mas um certo dia aconteceu algo, que não e necessário ser escrito aqui, mas o que ocorreu depois disso, lembrando aqui que ninguém me contou, eu estava acompanhando o que aconteceu, em um certo dia (resolveram) mudar o nome da igreja a este ponto, muitos já tinham saído e aberto outros templos de adoração a Deus(Insatisfação a maior causa de abertura de novas congregações).

Somente tiraram dois nomes da igreja, “Pentecostal” e outro nome que não direi aqui pois pode identifica-lá e por uma questão ética, pois o uso deste episódio e somente demonstrar o que acontece caso não estejamos em Cristo, ou deixarmos de olhar para a Cruz.

Deus não tira os dons de nenhum que escolhido, mas Deus tira a honra e coloca as lutas dEle e lutar com Deus sabemos o final, e a busca por títulos terrenos, são somente “ego”, mas naquele dia, em diante, aquela igreja cresceu sim, em tamanho, sim, em quantidade, sim, mas de mais conhecida na cidade, hoje e somente uma lembrança na mente de alguns e choro nos olhos de outros e arrependimentos em alguns.

Essas história nos ajudam a entender duas coisas que devemos tiram como lição, uma boa e outra ruim.

A lição boa e que Deus opera quando nossas raízes estão firmadas nele, de uma forma que jamais poderá ser vista, que suas raízes em Deus pode mover sua vida e de outras pessoas, tanto em poder e graça jamais vista, que o Espirito Santo ainda opera no meio da igreja que se humilha diante dEle, e que se dermos a Ele toda honra ele estará conosco.

A lição ruim, o mundo pode fazer nossas raízes, se desprenderem do altar de Deus, e isso pode transformar uma pessoa, a deixar a missão que Deus deu a ele, por causa de erros, ou mesmo por medo, ou por causa de querer um título terreno, ou pior deixar um legado na familia, para os filhos, e na pior causa “dinheiro”, não quero julgar, não cabe a mim , somente suposições.

Voltamos ao momento da pergunta “Como estão suas raízes?”

Tinham muitas pessoas com as raízes naquele Pastor, o maior que já vi Deus operar na minha vida, Deus deu a ele a maior honra que um homem pode ter nessa terra a sua presença.

Depois de 20 Anos ainda há pessoas que não se recuperaram daquele momento, alguns dirão, mas ele errou, “Sim, ele teve seus erros”, com certeza senão não teria havido a mudança.

Mas a palavra está aí para ser lida e vivida, Deus quer vasos de honra e não pessoas com as raízes no vaso ou na igreja ou na placa da igreja, outro ponto a bíblia está em nossas mãos e não conseguimos ler ou não queremos aí fica difícil, e vemos o crentes conhecidos como o reis das desculpas.

E por não ler a biblia e observar o que Deus quer acontece algumas coisas que fogem do normal, já ouvi relatos na igreja me chocam:

  • “Aquela pessoa podia morrer, vou pedir a Deus”
  • “Eles vão voltar rastejando, vou orar”
  • “Vou orar para aquela mulher não vir a igreja, aquela criança faz bagunça”
  • “vou orar para esse culto fechar”
  • “As pessoas querem revelação, se for para pregação, vou para assembleia”
  • “Não vou batizar ele não”
  • “O nosso presente foi melhor”

Todos esses relatos são de pessoas que estão com a bíblia na mão, lembrando na mão, mas devia estar no coração, vivendo o evangelho, estes estão orando a semana inteira ou até vários dias na igreja.

A oração e o Jejum, pode a cada dia nos mostrar o certo, não podemos ser fã de homens, a bíblia nos chama para ser “servo de Deus” e como servos só temos uma proposito servir aos Reis dos Reis o Único Deus verdadeiro.

Por que sabemos que Deus , e perito em mudar vidas , ele mudou a minha , a sua que está lendo, ou mesmo pode mudar, somente dar ouvidos ao que o Espirito Santo diz as “Igrejas”.

Conclusão

Cristo deseja que cresçamos como ela, nos firmando na Palavra dEle, focando no interior e em fortalecer nosso coração para, a partir disso, nosso crescimento ficar visível sem que ele se derreta com o tempo, foque na raiz, que ele cresça forte e longa aos pés. De Cristo.

Às vezes achamos que não estamos crescendo, que estamos andando em círculos sem chegar a lugar nenhum.

Isso porque talvez estejamos focando nos frutos visíveis, na altura que os olhos podem ver, e nos esquecemos de como nossas raízes estão sendo fortalecidas nesse período de árvore baixa.

Busque raízes profundas em Cristo e você dará frutos no momento certo, fortalecido na palavra dEle!

Lembre-se que a palavra de Deus e espelho para não cometermos os mesmos erros, os erros dos outros e os nossos devem, serem observados e colocados nas nossas vidas para errarmos menos.

Não desista!

Você está crescendo, você está aprendendo e sendo moldado, suas raízes estão sendo firmadas nele. Continue, Deus está te preparando no secreto para uma raiz forte que te fará chegar aos céus.

Confie no que Deus tem para você, não se perturbe com as dificuldades e somente um momento, um processo, Deus quer que nos contornamos as pedras do solo e cresçamos para Ele, e somente para Ele.

7 Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor.

8 Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.

9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

10 Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

Jeremias 17:7-10