Um morador da Vila Santa Isabel, na região Norte de Anápolis, pode ter guardado em casa uma cápsula de Césio, elemento radioativo comumente usado em máquinas de raio-X.
O Corpo de Bombeiros foi chamado para atender a ocorrência. O material estaria enterrado e o morador seria um acumulador.
Sem equipamentos adequados, os militares não podem retirar a cápsula e investigar se, de fato, trata-se de Césio. Segundo relato inicial, a cápsula estaria ainda intacta.
Uma equipe de Goiânia, especializada em produtos perigosos, está em deslocamento. É ela que vai poder atestar se trata-se do elemento radiológico.
Em Goiás, a capital já sofreu com o maior acidente radioativo em área urbana do mundo a partir da abertura de uma cápsula de Césio-137.
Técnico nuclear fará avaliação
Um técnico da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) está se deslocando para Anápolis para avaliar se o material encontrado é um elemento radioativo.
Serão usados detectores para descartar ou confirmar a possibilidade de acidente radiológico.
O especialista vem acompanhado da Companhia Ambiental de Operações Com Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros, da capital goiana.
Homem foi preso
O homem que mantinha o material foi preso após uma operação da Rotam. Com ele, os policiais militares encontraram, além do possível material radioativo, uma arma de fogo longa.
Fonte Portal 6