Ícone do site Anápolis Informa

Mobilização do Corpo de Bombeiros após possível cápsula de Césio ser encontrada em Anápolis

Um morador da Vila Santa Isabel, na região Norte de Anápolis, pode ter guardado em casa uma cápsula de Césio, elemento radioativo comumente usado em máquinas de raio-X.

O Corpo de Bombeiros foi chamado para atender a ocorrência. O material estaria enterrado e o morador seria um acumulador.

Sem equipamentos adequados, os militares não podem retirar a cápsula e investigar se, de fato, trata-se de Césio. Segundo relato inicial, a cápsula estaria ainda intacta.

Uma equipe de Goiânia, especializada em produtos perigosos, está em deslocamento. É ela que vai poder atestar se trata-se do elemento radiológico.

Em Goiás, a capital já sofreu com o maior acidente radioativo em área urbana do mundo a partir da abertura de uma cápsula de Césio-137.

Técnico nuclear fará avaliação

Um técnico da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) está se deslocando para Anápolis para avaliar se o material encontrado é um elemento radioativo.

Serão usados detectores para descartar ou confirmar a possibilidade de acidente radiológico.

O especialista vem acompanhado da Companhia Ambiental de Operações Com Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros, da capital goiana.

Homem foi preso

homem que mantinha o material foi preso após uma operação da Rotam. Com ele, os policiais militares encontraram, além do possível material radioativo, uma arma de fogo longa.

Fonte Portal 6

Sair da versão mobile