Na manhã da última quarta-feira (02) a equipe do Corpo de Bombeiros foram acionados para socorrer uma criança que foi picada por um escorpião, no bairro Santa Cecília em Anápolis, próximo ao Centro de Educação Infantil Bete Shalom lll.
As informações sobre incidente não foram divulgadas. A criança foi socorrida consciente, com dor e dormência no local da picada.
A menina foi socorrida para o Hospital Alfredo Abrahão que é referência para este tipo de ocorrência, o escorpião foi capturado e também levado.
Prevenção
O período do verão, de dezembro a março, exige maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões, pois o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento destes animais, que se abrigam em esgotos e entulhos.
No ambiente urbano, para evitar a entrada dos escorpiões nas casas e apartamentos, a recomendação é de usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes, e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los.
O que fazer em caso de incidente com escorpião
A recomendação é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.
É importante lembrar que não é em todo caso de acidente que o soro será indicado, e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação. O antiveneno é indicado em casos moderados ou graves. Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.