Em sua primeira entrevista desde que foi preso, à rede britânica BBC, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Sérgio Moro, responsável por sua condenação e prisão, “fez política e não justiça” e que Bolsonaro só venceu porque ele foi impedido de concorrer.
As respostas de Lula foram dadas ao jornalista Kennedy Alencar por meio de uma troca de cartas e integrarão um documentário da rede de tevê sobre os acontecimentos recentes na política brasileira. Parte do que afirmou o ex-presidente foi publicada, em inglês, no site da BBC nesta quinta-feira (6/12).
“Bolsonaro só ganhou porque não concorreu comigo”, escreveu Lula ao jornalista. “Eu fui condenado por ser o mais bem-sucedido presidente da República e um dos que mais fizeram pelos pobres”, acrescentou.
Sobre a atuação de Moro, que deixou a magistratura para se tornar ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro, Lula afirmou: “Ele sabia que, se agisse de acordo com a lei, teria de me absolver e eu seria eleito presidente. Então, ele fez política e não justiça, e agora se beneficia com isso”.
Moro é ouvido pela BBC e respondeu em nota que Lula foi condenado por ser “o mentor do escândalo da Petrobras”. “Cerca de US$ 2 bilhões foram pagos em propina usando a Petrobras durante sua presidência”, disse.
Fonte. CB