Grupo saiu na sexta-feira de Wuhan – epicentro do surto de contaminação pelo coronavírus. Eles serão recebidos na Base Aérea da cidade de Anápolis.
O grupo de brasileiros que estava em Wuhan, na China, vão desembarcar na madrugada de domingo 09/02, na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis, o epicentro do coronavírus. Serão 34 pessoas repatriados, entre adultos e crianças, que permanecerão em quarentena por 18 dias, na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis . O local já está todo preparado e foi apresentado à imprensa na sexta-feira, 7/02. Na oportunidade, os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, acompanhados do governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado e do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, além do Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno e outras autoridades, vistoriaram o local e falaram a imprensa. O principal ponte de esclarecimento foi acerca das condições de saúde do grupo. das 34 pessoas , são totalmente assintomáticos e estão sendo realizados exames antes do embarque rumo ao Brasil e também quando chegarem, para verificar se houve contaminação. Durante a quarentena, o monitoramento é constante, diário. Além dos 34, toda a tripulação do avião também cumprirá a quarentena. A transparência e a clareza das informações prestadas pelo governo federal, com apoio nos âmbitos estadual e municipal, continuam contribuindo para a tranquilidade da população. O governador Caiado cumprimentou o prefeito Roberto Naves “pela maneira determinada e solidária com que recebeu a notícia de que a cidade abrigaria os repatriados”. Na última quinta-feira, 6/02, o presidente Jair Bolsonaro também destacou a receptividade e carinho do prefeito, que foi à Brasília para integrar as discussões sobre a situação. Roberto Naves ressaltou que todo o plano foi executado com a seriedade e com os critérios necessários, não havendo razão para a população se preocupar. “O que estamos fazendo por eles é o que gostaríamos que outras pessoas fizessem por nós ou pela nossa família”, disse ele.
Como vai ser o funcionamento
No total, são 58 pessoas, entre os 34 que estavam na China e tripulação, que vão ficar 18 dias sob quarentena na na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis. Eles serão monitorados de perto, com acompanhamento médico constante. Poderão circular por uma área de 900 metros quadrados, que inclui o Hotel de Trânsito da Ala 2 e área verde. Com previsão de desembarque na madrugada de domingo, 9/02, o grupo deverá descansar assim que chegar – e uma viagem de cerca de 20 horas. Após, serão orientados em detalhes, coletivamente, sobre rotinas, saúde, uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), alimentação e até entretenimento. Caso haja constatação de algum infectado, será transportado imediatamente, de helicóptero, para o Hospital de Base do Distrito Federal, onde já estão preparados os leitos para tratamento dos casos de coronavírus. A Força Aérea Brasileira (FAB) deu detalhes sobre as adaptações que foram feitas no local, para receber o grupo. Foram adquiridos itens novos como roupas de cama, berços, fraldas e até cortinas com material anti-alergênico.
- Seis refeições diárias: café, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas);
- Videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares;
- Internet, TV a cabo, frigobar e geladeira sem itens alcoólicos;
- Serviço religioso;
- Emergência odontológica;
- Apoio psicológico e pedagógico
Por João Costa Anápolis Informa.