Em Anápolis Coletores de lixo faz paralisação por falta de pagamento de horas extras

Nesta sexta-feira, 07, os coletores de lixo que atuam pela empresa terceirizada Quebec Ambiental em Anápolis decidiram entrar em greve. A paralisação foi motivada pelo atraso no pagamento das horas extras semestrais.

OUÇA AQUI RÁDIO ANÁPOLIS INFORMA E CONCORRA PRÊMIOS  https://www.radioanapolisinforma.com.br/

Mais de 40 funcionários se mobilizaram em busca de seus direitos. Segundo os trabalhadores, eles têm enfrentado uma sobrecarga de trabalho, com falta de coletores, sendo obrigados a percorrer rotas de até 120 km por dia, tudo isso recebendo um salário abaixo da média nacional.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é BANNER-ANAPOLIS.gif

Além do pagamento das horas extras em atraso, os coletores reivindicam a volta das gratificações e o pagamento das horas extras mensalmente, em vez de ocorrerem apenas semestralmente.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Banner-Milla-3.jpg

Eles também exigem um reajuste salarial, pois o valor atual de R$1.498 está defasado em relação à média nacional de R$1.700.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-11-at-07.31.07.jpeg

Os funcionários afirmaram que a greve será encerrada imediatamente assim que o pagamento das horas extras for efetuado. No entanto, eles relataram que a Quebec Ambiental informou que pagará apenas as horas extras na segunda-feira, 10, sem reajustar os salários nem conceder as gratificações.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é d585274c-3b50-497a-b858-4642f8659f8a.jpg

Nota emitida pela Quebec Construções e Tecnologia Ambiental S.A

A Quebec Construções e Tecnologia Ambiental S.A., empresa responsável pela coleta de lixo urbano e operação do Aterro Sanitário de Anápolis, emitiu uma nota em resposta à paralisação dos funcionários ocorrida nesta sexta-feira, 07/07/2023.

No comunicado, a empresa afirma que a paralisação é ilegal, pois não foi notificada previamente sobre qualquer reivindicação dos empregados ou sobre a paralisação em si, que deveria ser comunicada com 72 horas de antecedência. A Quebec ressalta que opera regularmente, cumprindo os termos exatos do contrato de prestação de serviços públicos.

A empresa destaca que sempre cumpre as normas estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria e que o reajuste salarial foi realizado em março deste ano.

Em relação às horas extras, a Quebec esclarece que o contrato de trabalho prevê a compensação da jornada, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho e o acordo individual de banco de horas. Segundo a empresa, a compensação de jornada é realizada de forma lícita, autorizada pelos artigos 7º, XII/CF e 59, 82º da CLT, além das Súmulas 85, I/TST. As horas extras não compensadas até o fechamento do banco de horas são devidamente quitadas no contracheque de cada colaborador, sendo que o fechamento do banco de horas ocorreu em 30/06/2023, com o pagamento agendado para o dia 10/07/2023.

A Quebec informa que a coleta de lixo é realizada com a quantidade de caminhões exigida no contrato de prestação de serviços públicos. Quanto aos coletores de lixo, a empresa alega possuir um efetivo superior ao exigido em contrato, incluindo colaboradores reservas para suprir adequadamente a demanda na eventual ausência de algum funcionário.

Por fim, a empresa se coloca aberta a ouvir os colaboradores e negociar em relação a eventuais demandas que forem solicitadas, e diz que os funcionários já voltaram ao trabalho.

ENVIE FOTOS, VÍDEOS, DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES PARA A REDAÇÃO DO, ANÁPOLIS INFORMA ATRAVÉS DO WHATSAPP (62) 98635-7564.

Siga o Anápolis Informa nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok , no YouTube e no kwai Acompanhe!

Acesse este link para entrar no grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DMylAjtICkv99Lcpufeo9O

Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EkR902LV0KS3TzTEMeox49