Cerca de 40 crianças de uma escola particular foram internadas após crise de vômito e diarreia, em Luziânia, no Entorno do DF. Segundo Rafael Avelar, o filho de 8 anos e outros alunos relataram que a água estava com gosto estranho, meio salobra. De acordo com Rafael, a escola particular Sesi Senai foi inaugurada em janeiro e a empresa que fornece água é terceirizada. Ele também informou que o filho está bem. Segundo a assessoria do Sesi, todas as crianças já receberam alta.
O caso aconteceu na sexta-feira (21). Conforme Rafael, o filho passou mal por volta de 22h e quando ele chegou a um hospital particular de Luziânia, foi informado que cerca de 40 crianças da escola já foram atendidas com os mesmos sintomas. A suspeita da contaminação da água foi feita a partir dos relatos dos alunos que falaram que a água estava com gosto de sal.
O g1 não conseguiu um contato com a empresa terceirizada e, por isso, não conseguiu o posicionamento da empresa. A escola Sesi Senai de Luziânia emitiu nota dizendo que está prestando assistência para os pais e disse que comprou água mineral para consumo a partir desta segunda-feira (24). Em nota, a Saneago informou que entrega água apenas no hidrômetro da escola, mas a água não é utilizada, pois depende de uma obra interna, de responsabilidade da escola.

A empresa ainda informou que a escola enviou um representante, na tarde desta segunda-feira (24), na Saneago de Luziânia e comprou 50 metros cúbicos de água tratada, o equivalente a cinco caminhões-pipa. No entanto, segundo a nota, o cliente ainda não fez a retirada na Estação de Tratamento de Água (confira a nota na íntegra abaixo).
Nota Saneago
A Saneago informa que hoje (24), durante a tarde, um representante da Escola Integrada Sesi Senai Luziânia esteve no escritório da Companhia em Luziânia e emitiu guia para compra de 50 metros cúbicos de água tratada, o equivalente a cinco caminhões-pipa. No entanto, o cliente ainda não fez a retirada da água tratada na Estação de Tratamento de Água. Até então, esta instituição não havia feito nenhuma outra compra de água tratada da Saneago neste modelo. Vale lembrar ainda que a Saneago garante a qualidade da água tratada que sai da estação de tratamento de água. No entanto, não é responsabilidade da Companhia a condição de armazenamento do caminhão-pipa contratado para o transporte, o que pode gerar a contaminação da água após a compra.
Atualmente, a Saneago não é responsável pela água distribuída internamente na Escola Integrada Sesi Senai Luziânia. A Companhia entrega água no hidrômetro do imóvel, mas essa água não é utilizada internamente, pois depende da conclusão de uma obra interna, de responsabilidade do próprio Senai, para encaminhamento da água até o reservatório elevado.
Como esta obra ainda não foi concluída, o empreendimento estava adquirindo água de caminhão-pipa particular para abastecer o reservatório interno. Até então, a água entregue no hidrômetro está sendo utilizada apenas para as obras do local.
De qualquer forma, a Saneago encaminhou equipes ao local para checar a qualidade da água entregue no hidrômetro, que obedece todos os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, conforme atesta o resultado da coleta realizada no último sábado (22).
No mais, destacamos ainda que, para garantir a segurança microbiológica da água distribuída à população, a Saneago efetua regularmente análises da água bruta captada dos mananciais, da água que está em processo de tratamento, e também da água tratada.
OUÇA AQUI RÁDIO ANÁPOLIS INFORMA www.radioanapolisinforma.com.br

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS https://taplink.cc/anapolisinforma
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal Anápolis Informa e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui. https://chat.whatsapp.com/DMylAjtICkv99Lcpufeo9O