A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou na tarde desta terça-feira (30) que a variante ômicron foi identificada no Brasil.A agência reguladora informou que serão enviadas para análise laboratorial confirmatória as amostras de dois brasileiros que, preliminarmente, apresentaram resultado positivo para a nova cepa do Sars-CoV-2.
Os resultados foram comunicados pelo laboratório Albert Einstein, ligado ao hospital homônimo. De acordo com os protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para fins de confirmação do sequenciamento genético.
Os exames são de um homem que esteve na África do Sul —país onde a ômicron foi identificada pela primeira vez— nos últimos dias e sua mulher. O passageiro desembarcou em Guarulhos no dia 23 de novembro, vindo da África do Sul, com teste RT-PCR negativo.
Para se preparar para a viagem de volta à África do Sul, no entanto, ele procurou o laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos no dia 25 de novembro, na companhia da esposa.
Nos testes daquele dia, ambos testaram positivo para a Covid-19. Assim, o fato foi comunicado ao Cievs-SP (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de São Paulo).
Acesse este link para entrar no grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DMylAjtICkv99Lcpufeo9O
Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EkR902LV0KS3TzTEMeox49