Anápolis reforma administrativa deve elevar número de secretarias de 8 para 17

A reforma administrativa que deve ser promovida pelo prefeito Márcio Corrêa (PL) ainda no primeiro semestre pode ampliar o número de secretarias ou pastas com status de secretaria das atuais oito para 17. O esboço do novo organograma da Prefeitura de Anápolis já está pronto e carecerá de aprovação da Câmara de Vereadores. Algumas secretarias serão desmembradas ou modificadas. O Meio Ambiente, por exemplo, passará a ser uma pasta independente. Por outro lado, Habitação se integrará a Obras e Serviços Urbanos. A Secretaria de Integração dará lugar a quatro novas pastas: Esportes e Lazer; Desenvolvimento Social; de Cultura; e de Trabalho, Emprego e Renda. A Secretaria de Economia também será desmembrada entre Fazenda; Gestão e Planejamento; e de Gestão de Recursos Humanos. O Procon, que hoje é uma diretoria dentro da Economia, voltará a ter status de secretaria.

Chama atenção a previsão de criação de duas secretarias ligadas à área política, onde o prefeito tem patinado nas primeiras semanas. Uma delas seria a Secretaria Municipal de Governo e outra a de Assuntos Parlamentares. Corrêa deve, na reforma administrativa, cumprir um compromisso de campanha e criar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura. Saúde, Educação e Comunicação permanecem. A última, no entanto, deixará de abrigar a diretoria de Eventos, que passará a ser uma assessoria dentro do gabinete do prefeito e do vice-prefeito.

A atual Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo também deixa de existir e é transformada em Ciência, Tecnologia e Inovação. As 17 secretarias se juntam às autarquias – Agência Reguladora do Município (ARM), Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) e Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Anápolis (ISSA) – da Procuradoria-Geral do Município e Controladoria-Geral do Município, que são órgãos permanentes, e do gabinete do prefeito e vice-prefeito, todos com status de secretaria. Portanto, entre secretarias e demais pastas com status de secretaria, o esboço de reforma administrativa prevê 23 pastas. Antes, eram 14.

O prefeito já afirmou publicamente que criará a Secretaria de Esporte e Lazer e ainda anunciou que Iransé Oliveira, atual diretor de Esportes da Secretaria de Integração, será o titular. Hoje, compõem o primeiro escalão Adriana Rocha Vilela (Educação), Alex Schweigert (Economia e Planejamento), Camila Cozac Leite (Controladoria), Eliane Pereira dos Santos (Saúde), Jackeline Silva Macedo (Integração), Janaína Macêdo Coelho (ISSA), Karin Abrahão (Indústria e Comércio), Leonardo Marra (CMTT), Luís Gustavo Rocha (Comunicação), Rafaella Peixoto (Procuradoria), Rone Evaldo Barbosa (Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos) e Thiago de Sá Lima (Habitação e Planejamento Urbano).

Segundo e terceiro escalões

Também deve haver mudanças no segundo e terceiro escalões. O gabinete do prefeito e do vice-prefeito abrigaria as sub-prefeituras, dois cargos para o gabinete do vice e outros dois para o do prefeito. Haveria ainda cinco assessorias dentro da pasta (Especial do Prefeito e Vice-Prefeito, de Imprensa, de Eventos e Cerimonial, de Ações Governamentais, e de Assessoria Parlamentar). Também está previsto um cargo de Processo Legislativo e Assessoria Especial de Segurança Pública Municipal, que ainda teria uma Diretoria do Grupo de Gestão Integrada.

Na Educação, o organograma prevê três diretorias e um cargo descrito como Fundeb, que deve tratar do Fundo Nacional da Educação Básica. Em Gestão e Planejamento, o prefeito projeta quatro diretorias, além da administração e manutenção do Centro Administrativo.

A Saúde passaria a contar um uma Superintendência de Atenção e Promoção à Saúde, com as diretorias de Saúde Bucal, Estratégia de Saúde das Famílias, do Hospital Municipal Jamel Cecílio, de Unidades Básicas, dos CAIS e da UPA, além das gerências de Assistência Farmacêutica e do CAPS. Ao todo, há a previsão de 53 diretorias, 115 gerências e 17 assessorias técnicas no esboço do novo organograma da Prefeitura.

Mudanças esperadas

Desde o início do novo governo, aliados de Corrêa já esperam uma reforma administrativa. O presidente municipal do PL, partido do prefeito, Hélio Araújo – hoje assessor especial no gabinete – já havia adiantado que as mudanças deveriam ser apresentadas em 90 ou 120 dias. A alteração no organograma da Prefeitura é uma forma de o prefeito colocar em prática planos de gestão e também dar espaço – hoje muito cobrado – à ala política, que não ocupa nenhum cargo de primeiro escalão no início do mandato. Araújo, inclusive, é um dos cotados para assumir a futura Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Outro nome que, nos bastidores, já foi considerado para participar do primeiro escalão. O prefeito também avalia fazer trocas no comando de secretarias que não têm atuado conforme as metas estabelecidas.

Como é o primeiro escalão:

Secretaria de Educação
Secretaria de Saúde
Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos
Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização
Secretaria de Comunicação e Eventos
Secretaria de Economia e Planejamento
Secretaria de Habitação e Planejamento Urbano
Secretaria de Integração
Gabinete do Prefeito e Vice-Prefeito
Controladoria-Geral do Município
Procuradoria-Geral do Município
Agência Reguladora do Município
Companhia Municipal de Trânsito e Transportes
ISSA

Como ficaria no esboço da reforma administrativa:

Secretaria de Educação
Secretaria de Saúde
Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Habitação
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Secretaria de Comunicação Social
Secretaria de Gestão e Planejamento
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura
Secretaria da Fazenda
Secretaria de Esportes e Lazer
Secretaria de Desenvolvimento Social
Secretaria de Meio Ambiente
Secretaria de Gestão de Recursos Humanos
Secretaria de Cultura
Secretaria de Governo
Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon)
Secretaria de Assuntos Parlamentares
Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda
Gabinete do Prefeito e Vice-Prefeito
Controladoria-Geral do Município
Procuradoria-Geral do Município
Agência Reguladora do Município
Companhia Municipal de Trânsito e Transportes
ISSA

Fonte DM

OUÇA AQUI RÁDIO ANÁPOLIS INFORMA www.radioanapolisinforma.com.br

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS https://taplink.cc/anapolisinforma

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal Anápolis Informa e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e regiãoClique aqui. https://chat.whatsapp.com/DMylAjtICkv99Lcpufeo9O