Ícone do site Anápolis Informa

ALERTA: Aumento de casos de HMPV na China gera preocupações para doenças respiratórias

As autoridades de saúde da China estão monitorando um aumento nos casos de metapneumovírus humano (HMPV), um vírus respiratório que costuma circular durante o inverno. Embora o surto tenha gerado preocupações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que não há evidências de que a situação seja fora do comum ou que um novo vírus tenha surgido. De acordo com dados da OMS, a China enfrenta um aumento recente de infecções respiratórias agudas, mas a intensidade geral dessas doenças no país é menor do que no ano passado. Nos Estados Unidos, os casos de HMPV também têm aumentado desde novembro de 2024.

https://anapolisinforma.com/wp-content/uploads/2024/12/WhatsApp-Video-2024-12-28-at-12.38.36-1.mp4

Dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) apontam que 1,94% dos testes semanais realizados até o final de dezembro foram positivos para HMPV, em comparação a 18,71% para gripe e 7,10% para COVID-19. Apesar do monitoramento, o CDC afirmou que os relatos de aumento de HMPV na China “não são motivo de preocupação nos EUA”.

https://anapolisinforma.com/wp-content/uploads/2024/12/WhatsApp-Video-2024-12-28-at-12.36.23.mp4

O que é o HMPV?

O metapneumovírus humano (HMPV) foi descoberto em 2001 e pertence à mesma família do vírus sincicial respiratório (RSV). Ele pode causar infecções respiratórias superiores e inferiores, como bronquite e pneumonia, afetando especialmente crianças pequenas, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido. Nos últimos anos, avanços em diagnósticos têm permitido que médicos identifiquem o HMPV com mais facilidade, especialmente em hospitais e salas de emergência. “Agora temos painéis que podem determinar se você está com gripe, COVID, RSV ou HMPV”, explica o Dr. William Schaffner, especialista em medicina preventiva. O HMPV apresenta um período de incubação de três a seis dias. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, febre e falta de ar. Em casos graves, pode evoluir para bronquite ou pneumonia, principalmente em grupos de risco, como idosos e crianças pequenas.

“Os sintomas muitas vezes são indistinguíveis de outros vírus respiratórios, como a gripe ou o RSV”, afirma o Dr. Peter Chin-Hong, especialista em doenças infecciosas. A maioria das pessoas é exposta ao vírus até os cinco anos de idade e, embora reinfecções sejam comuns, os sintomas tendem a ser mais leves em pessoas saudáveis.

Como o HMPV se espalha?

O vírus é transmitido por meio de secreções respiratórias, como tosse e espirros, contato direto entre pessoas ou superfícies contaminadas. Os casos geralmente aumentam durante o inverno, quando há mais contato social em ambientes fechados. Especialistas também destacam que os hábitos de reunião e viagens durante as festas de final de ano contribuem para a disseminação do HMPV e outros vírus respiratórios.

Existe tratamento ou vacina?

Atualmente, não há antivirais específicos ou vacina para o HMPV. O tratamento consiste em cuidados de suporte, como:

Uso de broncodilatadores para aliviar a respiração;

Hidratação para pacientes desidratados;

Redução de febre com medicamentos apropriados.

Em casos de co-infecção bacteriana, podem ser administrados antibióticos.

Prevenção do HMPV

Sem vacina disponível, a prevenção do HMPV depende de medidas básicas de higiene, como:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão;

Evitar tocar olhos, nariz e boca;

Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

Ficar em casa em caso de sintomas gripais.

Para grupos de risco, como idosos e pessoas imunocomprometidas, o uso de máscaras e o distanciamento social em ambientes fechados continuam sendo recomendados. Além disso, vacinas contra outros vírus respiratórios, como COVID-19, gripe e RSV, ajudam a reduzir o risco de co-infecções e facilitam o diagnóstico diferencial.

OUÇA AQUI RÁDIO ANÁPOLIS INFORMA www.radioanapolisinforma.com.br

ENVIE FOTOS, VÍDEOS, DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES PARA A REDAÇÃO DO, ANÁPOLIS INFORMA ATRAVÉS DO WHATSAPP (62) 98635-7564.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS https://taplink.cc/anapolisinforma

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal Anápolis Informa e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e regiãoClique aqui. https://chat.whatsapp.com/DMylAjtICkv99Lcpufeo9O

Sair da versão mobile